São Paulo, terça-feira, 12 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

mzafalon@folhasp.com.br

MAIS APERTADA
A avaliação da safra mundial 2007/8 de soja de ontem do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos confirmou que esta será uma temporada mais apertada, informa a Agência Rural. A produção cai 4,3%, enquanto o consumo sobe 4,2%.

OS NÚMEROS
A safra mundial recua para 225,3 milhões de toneladas e o consumo sobe para 234,3 milhões. Com isso, os estoques retornam a 54 milhões de toneladas, percentual de 23% em relação ao consumo total (era de 28% no ano passado).

EMPATE
Com relação ao milho, o Usda manteve a área de 36,6 milhões de hectares plantados na safra 2007/8 nos Estados Unidos, líder mundial em produção. Essa área deve gerar produção de 316,5 milhões de toneladas, volume também estimado para o consumo. Se confirmada, a produção supera em 18% a de 2006/7.

AUMENTO MUNDIAL
A forte demanda de milho em biocombustíveis provocou recuperação de preços do produto e elevação de produção também em outros países: Brasil (50 milhões de toneladas) e Argentina (24 milhões).

APESAR DO DÓLAR
Mesmo com a queda do dólar, os fertilizantes subiram 17%, em média, para os paranaenses, no mês passado em relação a igual período de 2006. Os dados são do Deral (Departamento de Economia Rural), que chegou a apontar elevações de até 28% no período.

MAIS DIVISAS
A carne suína teve pouca variação de preços no mercado externo. Mesmo assim, o Brasil conseguiu elevar para US$ 443 milhões as receitas até maio deste ano, 33% mais do que em igual período de 2006. Esse aumento se deve à elevação das exportações para 231 mil toneladas, 32% mais do que de janeiro a maio de 2006, segundo a Abipecs (Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína).

MENOS TRIGO
A produção de trigo também será menor do que o consumo. Para o Usda, a safra mundial 2007/8 fica em 551 milhões de toneladas, com consumo de 586 milhões. Os estoques, que estavam em 133 milhões de toneladas na safra 2005/6, caem para 100 milhões nesta.

BIFE JAPONÊS
Belarmino Iglesias vai montar uma filial do Rubaiyat na Feicorte, que ocorre de 19 a 22 deste mês, em São Paulo. A estrela do cardápio é a raça Wagyu, de origem japonesa. No dia 21, será realizado um leilão desta raça. Entre os vendedores, a Yakult, o Rubaiyat e Ricardo Steinbruch.


Texto Anterior: Zona do euro: BCE diz que fará tudo para conter inflação
Próximo Texto: Criadores de fundo lucram US$ 2,5 bi com oferta de ação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.