São Paulo, quinta, 12 de junho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CREME DENTAL
Marca, que tem 56% do mercado brasileiro, deixa de ser produzida para atender exigência do Cade
Sorriso substitui Kolynos durante 4 anos

MAURICIO ESPOSITO
da Reportagem Local

A Kolynos do Brasil anunciou ontem que vai retirar temporariamente do mercado o creme dental Kolynos. Em seu lugar a empresa lançará uma nova marca: Sorriso.
Essa foi a fórmula encontrada pela Kolynos do Brasil para atender as exigências do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) estabelecidas depois de a empresa ter sido adquirida pela Colgate-Palmolive.
O órgão governamental criou restrições ao uso da marca Kolynos para evitar uma concentração excessiva de mercado por uma mesma empresa.
A suspensão da marca dura quatro anos. Segundo o presidente da Kolynos do Brasil, Roger Pratt, a marca Kolynos voltará ao mercado após esse período.
Mesmo assim, a Kolynos do Brasil irá investir em 1997 US$ 40 milhões para fortalecer a nova marca. Metade irá para as campanhas publicitárias na televisão e o resto será gasto em promoções e merchandising nos pontos-de-venda.
Apesar de divulgarem uma nova marca, as campanhas publicitárias do creme dental Sorriso vão enfatizar que se trata de uma substituição temporária e que o fabricante continua o mesmo.
A expectativa da empresa é manter com a marca Sorriso o mesmo nível de vendas da Kolynos.
Estoque baixo
A produção de creme dental da marca Kolynos já foi interrompida e os estoques são pequenos. No comércio, a previsão é que vá desaparecendo aos poucos. Segundo Pratt, a Kolynos detém 56% do mercado de creme dental, estimado em US$ 400 milhões anuais.
A produção inicial de creme dental sob a nova marca será igual à produção normal da Kolynos: 45 milhões de bisnagas (90 gramas cada) por mês.
O futuro da marca Sorriso após os quatro anos é uma incógnita."Vai depender do desempenho das vendas", afirmou Pratt.
A marca Sorriso foi adquirida de terceiros. O valor da transação não foi revelado.
A marca Kolynos existe há 80 anos. Segundo Pratt, a fórmula da Sorriso será a mesma da anterior.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.