São Paulo, quarta-feira, 12 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRODUÇÃO

Indústria de SP cresce mais que a média do país em maio

DA SUCURSAL DO RIO

A produção da indústria se recuperou em vários locais em maio, como São Paulo, e cresceu em 12 das 14 regiões pesquisadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Apenas seis áreas haviam registrado desempenho positivo em abril.
Impulsionada pelo processamento de minério de ferro, a indústria do Pará teve a maior expansão -17,9% na comparação entre maio e igual mês de 2005. Em São Paulo, houve crescimento de 6,7%, após a retração de 1,1% no mês anterior.
A indústria paulista foi puxada pelas indústrias de veículos automotores (16,2%), de alimentos (15,1%) e de máquinas para escritório e equipamentos de informática (55,9%). Os produtos que mais contribuíram para o incremento desses ramos foram veículos de passeio, açúcar cristal e computadores.
De acordo com o economista André Macedo, do IBGE, o setor industrial cresce sob efeito principalmente da ampliação do consumo doméstico, que aumenta na esteira da alta do rendimento e dos juros menores. Ainda assim, diz, em alguns Estados as exportações são maior fonte de dinamismo.
É o caso do Pará e de Minas Gerais (8,5%), onde a extração de minério de ferro também foi a principal influência positiva. Além de São Paulo, Pará e Minas Gerais, a produção também cresceu acima da média nacional (4,8%) em Goiás (9,3%), Espírito Santo (5%), Pernambuco (5%), Ceará (4,9%) e Nordeste (4,9%).
A extração de petróleo cru, cujas exportações também estão em alta, impulsionou o resultado de Espírito Santo e Rio de Janeiro -aumento de 4,3% em maio. O incremento no refino de petróleo favoreceu o resultado da Bahia e da região Nordeste.
(PEDRO SOARES)

Texto Anterior: BNDES estuda financiar estrada e tratores à Bolívia
Próximo Texto: Combustível: Petrobras faz descoberta na bacia de Santos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.