São Paulo, quinta-feira, 12 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercosul cobra mais transparência da UE

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Mercosul cobrou ontem da União Européia maior transparência nas negociações para a criação de uma área de livre comércio entre as duas regiões e exortou os europeus a apresentar o pacote de concessões que eles estão dispostos a fazer.
Segundo a Folha apurou, a Europa não aceitou a exigência. Um experiente negociador sul-americano disse que a posição da UE dificulta que o prazo estabelecido para a conclusão do acordo (outubro) seja cumprido.
Antes de começar as conversas sobre esse assunto com a Europa, o diretor do Departamento de Negociações Internacionais do Itamaraty, Regis Arslanian, já havia indicado que, sem as propostas completas na mesa, ficava complicado cumprir o prazo. "O tempo passa, e fica cada vez mais difícil corresponder a essa meta."
O prazo só não foi descartado porque os dois lados ainda acreditam que negociações políticas entre os ministros possam destravar o processo. Nas conversas políticas, o Mercosul tentará trocar uma oferta mais generosa em compras governamentais, serviços e investimentos por uma proposta agrícola mais favorável.
(ANDRÉ SOLIANI)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: União
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.