São Paulo, terça-feira, 12 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

De olho no mercado brasileiro, Ford inicia produção do novo Focus na Argentina

DE BUENOS AIRES

Com investimento de 270 milhões de pesos (R$ 142 milhões), a Ford anunciou ontem o início da produção do novo Focus em sua fábrica argentina, onde já são feitos o Focus e a picape Ranger. Um terço da produção, estimada em 50 mil unidades anuais, será destinado ao mercado local, e o restante será exportado, em sua maioria para o Brasil.
O carro, que já é produzido na Europa há cerca de seis meses, deve ser lançado no Brasil entre o fim de setembro e o início de outubro, mas ainda não tem valor de venda.
Com o lançamento, a capacidade produtiva da fábrica argentina será aumentada em 20%, para 420 veículos ao dia. O aumento de produtividade, segundo a direção da empresa, visa também compensar a inflação de preços no setor.
O novo modelo é parte do investimento de 500 milhões de pesos planejados pela empresa para este e o próximo ano na Argentina. Para 2009, a companhia prevê investir a quantia restante na produção de um novo modelo do Ford Ranger.
Ainda ontem, a Ford anunciou o lançamento de novo modelo no Brasil, entre outubro e novembro. O Crossover Edge será um utilitário esportivo em plataforma de automóvel.
Apesar dos lançamentos, os diretores da empresa não anunciaram perspectivas tão positivas para o mercado de automóveis para o próximo ano. Segundo o presidente da Ford na América do Sul, Marcos de Oliveira, o mercado, que cresceu 60% nos últimos dois anos, deve crescer 25% neste ano. Mas as previsões para 2009 são de apenas 7% a 8%. Para a Argentina, a projeção de crescimento é ainda menor, de 3% a 5%.
Para o dirigente, no entanto, esse menor crescimento não significa uma desaceleração do mercado. "No Brasil, o crescimento ainda se manterá maior do que o do PIB. Mas é insustentável manter tanto crescimento a longo prazo."
(ADRIANA KÜCHLER)



Texto Anterior: Mercedes diz que investirá R$ 1,5 bi em 3 anos no ABC
Próximo Texto: Automóveis 1: Presidente da GM afirma que o pior passou
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.