São Paulo, quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trichet alerta para risco de a inflação se acelerar na UE

DA REDAÇÃO

O presidente do BCE (Banco Central Europeu), Jean-Claude Trichet, afirmou ontem, no Parlamento Europeu, que ainda existe o risco de que a inflação se acelere, sinalizando que o organismo poderá voltar a aumentar os juros quando diminuir a turbulência nas Bolsas.
O presidente do banco central dos 13 países que usam a moeda européia normalmente dá sinais sobre as decisões em relação à taxa de juros e afirmou ontem que a entidade estudará os dados econômicos antes de decidir seus próximos passos. "Nós temos de ser muito prudentes para chegarmos a conclusões definitivas."
O BCE decidiu, na semana passada, manter a taxa de juros da zona do euro em 4%.
Sobre a crise nas Bolsas, ele disse que, apesar de os mercados estarem dando sinais de que estão se acalmando, ela ainda poderá piorar. Ele também afirmou que esse período de instabilidade deve servir como um aviso para os mercados serem mais transparentes e mais conscientes dos riscos que assumem. "A suspeita de que nem todas instituições financeiras estão mostrando seu risco real e suas perdas em potencial cria esse sentimento de ausência de confiança."


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Preços na China têm maior alta em 11 anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.