São Paulo, quinta-feira, 12 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Salário médio caiu mais em empresa maior

DA SUCURSAL DO RIO

Os salários médios reais caíram 6,4% de 2000 a 2004, segundo a pesquisa "Estatísticas do Cadastro Central de Empresas". A remuneração medida em número de salários mínimos apresenta trajetória declinante contínua. Em 2000, a remuneração média do trabalhador formal era de 4,7 salários. Em 2004, caiu para 3,6.
Segundo Rogério Malheiros, da gerência do Cadastro Central de Empresas, dois fatores explicam a mudança: a redução em termos reais do salário médio mensal, que passou de R$ 979,24 para R$ 916,52 de 2000 a 2004, e aumento do mínimo.
O impacto dessa mudança no rendimento foi maior nas empresas de grande porte. Segundo Wasmália Bivar, diretora de pesquisas do IBGE, isso acontece porque, "em geral, as pequenas empresas atuam em setores que usam o salário mínimo como referência", disse.
A queda real no salário médio mensal das empresas com um a 29 funcionários foi de 0,2% de 2000 a 2004. Já as empresas com 100 ou mais empregados registraram perda real de 7,7% no período.
Entre as principais atividades, o setor de fabricação de coque, refino de petróleo e produção de álcool apresentou a melhor remuneração, com total de 14 salários. Só 3 das 25 principais atividades registraram aumento do salários: transporte aéreo, extração de petróleo e serviços relacionados e transporte aquaviário.


Texto Anterior: Para cada dez empresas abertas, sete são fechadas
Próximo Texto: Blitz na avenida Paulista apreende 1 tonelada de produtos "piratas'
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.