São Paulo, quinta-feira, 12 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vizinho deve comprar mais sapato do Brasil

DE BUENOS AIRES

Após dois dias de negociações com o governo e o empresariado argentino, o Brasil conseguiu aumentar o parâmetro que limita as exportações de calçados para o país vizinho. Representantes dos calçadistas deixaram ontem Buenos Aires com o compromisso do secretário argentino Miguel Peirano (Indústria e Comércio Exterior) de que 75% das importações argentinas do produto virão do Mercosul.
De acordo com Heitor Klein, diretor-executivo da Abicalçados (Associação das Indústrias de Calçados), pelo menos 90% das vendas nesse novo parâmetro serão brasileiras, o que deverá elevar as exportações anuais para a Argentina de 13,9 milhões de pares para 15,5 milhões de pares.
"Isso [a porcentagem do mercado] nos parece mais adequado que fixar um volume, como era antes", afirmou Klein.
O diretor da Abicalçados revelou que a previsão da entidade para o crescimento das importações argentinas supera a do próprio governo daquele país -sendo assim, o percentual favoreceria os brasileiros.
As importações calçadistas argentinas estão sob o regime das licenças não-automáticas -com as quais o governo acaba administrando os volumes que entram.
Além do processo burocrático, os brasileiros enfrentam a concorrência dos asiáticos, que ganham mais mercado a cada dia. (BL)


Texto Anterior: Argentina deve comprar mais sapato do Brasil
Próximo Texto: Mulher lidera lista de ricos chineses com US$ 3,4 bi
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.