São Paulo, quinta-feira, 12 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documento do BC dos EUA traz precaução ao investidor

Ata vê risco de inflação; Bovespa acompanha NY e recua 0,86%

FABRICIO VIEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

As operações no mercado financeiro brasileiro, às vésperas do feriado de hoje, foram mornas, com resultados levemente negativos -a Bolsa caiu 0,86%, e o dólar subiu 0,23%.
A Bovespa iniciou seus negócios computando valorização mensal de 6,05%. Com o cenário externo menos favorável, a opção dos investidores foi se desfazer de ações que haviam subido bastante desde o fim de setembro (ou seja, preferiram realizar lucros). Com isso, a Bolsa paulista recuou.
O resultado da última pesquisa do Datafolha, que mostrou ampliação da vantagem de Lula sobre o Geraldo Alckmin, não chegou a movimentar os negócios. Os investidores se mantiveram muito mais focados nos rumos da economia norte-americana.
Ontem, o Fed (o BC dos EUA) apresentou a ata da última reunião, quando foi decidida a manutenção do juro em 5,25% anuais (leia à pág. B8).
O tom da ata do Fed foi considerado um pouco agressivo pelos investidores. O documento mostrou que os dirigentes da autoridade monetária ainda estão preocupados com o núcleo da inflação norte-americana, que estaria indesejadamente elevado. Mas a ata também apontou que a expectativa é que haja redução no ritmo de alta dos preços, devido à desaceleração econômica.
Se a ata não chegou a criar a sensação de que os juros podem subir em breve nos EUA, também deixou mais distante a possibilidade de haver cortes nos juros neste momento.
Em NY, o Dow Jones recuou 0,13%. A Nasdaq perdeu 0,31%.
A notícia de que uma aeronave bateu em um prédio nos EUA colaborou para o sentimento negativo do dia.
O dólar terminou ontem em alta de 0,23%, a R$ 2,159. "Por enquanto, o dólar vai seguir oscilando em torno dos R$ 2,15. O melhor jeito de forçar a alta do dólar seria derrubar fortemente as taxas de juros", afirma Mário Batisttel, diretor da corretora Novação.
Enquanto o mercado brasileiro estiver fechado hoje, devido ao feriado, será divulgado nos Estados Unidos o livro bege, que é uma compilação de dados econômicos americanos elaborada pelo Fed.
Com a cautela do Fed, os números do livro bege devem demandar uma atenção ainda maior dos investidores.


Texto Anterior: Opep diz que fará corte, mas petróleo cai de novo
Próximo Texto: Gás natural: Bolívia amplia prazo para acordo com Petrobras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.