São Paulo, quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leilão de 3G será disputado por oito operadoras

Propostas foram entregues ontem; surpresa é a Nextel

LORENNA RODRIGUES
DA FOLHA ONLINE, EM BRASÍLIA

Oito operadoras de telefonia participarão do leilão de freqüências de terceira geração de celular da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), dia 18. A surpresa foi a inscrição da Nextel para a disputa, além de Vivo, Claro, TIM, Oi, Brasil Telecom, CTBC e Telemig.
A participação da Nextel surpreendeu técnicos da Anatel, já que a empresa não tem autorização para operar serviços de celular. De acordo com o gerente de Regulamentação da agência, Bruno Ramos, a empresa tem uma autorização para operar o "trunking", serviço de rádio que permite ligações.
Ramos explicou que, caso a empresa arremate freqüências no leilão de 3G, terá que oferecer serviço de telefonia celular.
As operadoras entregaram ontem as propostas que serão abertas no dia 18. As operadoras tinham de entregar envelopes para todas as freqüências, por isso só no dia da licitação serão reveladas as operadoras que concorrem a cada lote.
Como há mais grupos que freqüências -são quatro lotes por área-, a Anatel espera que haja bastante competição. "Sempre que há proponente a mais do que banda, vai haver disputa", disse Ramos.
O celular 3G permite a comunicação por vídeo, a utilização de banda larga móvel, download de músicas e imagens e o uso do aparelho como modem para a banda larga residencial.

TV a cabo
A Anatel fará em 2008 licitação para o serviço de TV a cabo. A idéia é levar o serviço a locais em que ele ainda não chega e aumentar a competição em capitais e grandes cidades.
Em São Paulo, o superintendente de Serviços de Comunicação de Massa, Ara Minassian, disse que há espaço para duas novas empresas da área. "Nós queremos ampliar o mercado. Mesmo cidades que já têm TV a cabo poderão ter novos entrantes. Eu quero concorrência."
A intenção é fazer um chamamento público até março. Onde aparecer só uma empresa interessada, ela será automaticamente vencedora. Nas demais áreas, haverá licitação, que deve ocorrer até julho.


Texto Anterior: Rio aprova projeto que taxa gás para as termelétricas
Próximo Texto: Camex não reduz tarifa de importação para o trigo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.