São Paulo, sábado, 12 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVANÇO

PIB russo tem alta de 13,8% no 3º trimestre

DA REDAÇÃO

A economia russa cresceu 13,8% no terceiro trimestre em relação aos três meses anteriores, mas o avanço é resultado mais do tombo sofrido no fim de 2008 e no início deste ano do que de uma vigorosa recuperação. Para ter uma ideia dos problemas ainda vividos pelo país, na comparação com o terceiro trimestre do ano passado a queda foi de 8,9%.
No primeiro semestre, a economia russa -que foi mais abalada pela crise que os demais Brics (Brasil, China e Índia)- já tinha recuado 10,4%. A previsão é que o PIB encolha 8,5% neste ano.
"Houve uma pequena melhora, mas é uma grande ilusão pensar que vamos retornar ao ritmo de crescimento de antes da crise", afirmou o economista Anton Struchenevsky, da consultoria Troika Dialog.
O ritmo de queda da economia russa tem diminuído ultimamente, efeito dos US$ 26 bilhões que o governo injetou em forma de estímulo e do aumento do preço do barril de petróleo em relação ao nível do início deste ano.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Venda no varejo cresce acima do esperado
Próximo Texto: Leste europeu: Ucrânia quer ajuda de US$ 2 bi do FMI
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.