São Paulo, sábado, 13 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁSIA

Economia da China cresce mais de 10% pelo quarto ano

DA REUTERS

A economia chinesa cresceu 10,5% em 2006, obtendo pelo quarto ano seguido um índice de dois dígitos, disse ontem o chefe da principal agência de planejamento do país. O número está dentro da expectativa dos economistas. O PIB (Produto Interno Bruto) chinês havia crescido 10,2% em 2005.
"Segundo cálculos iniciais, o PIB da China ultrapassou 20 trilhões de iuans em 2006, com crescimento de 10,5%", afirmou Ma Kai, chefe da Comissão de Desenvolvimento Nacional e Reformas. Segundo Ma, a economia ainda está crescendo muito rápido, impondo custo inaceitavelmente alto em termos de danos ao meio ambiente e de uso de energia.
A China divulgou saldo positivo recorde na balança comercial em 2006, de US$ 177,5 bilhões. O superávit da balança de pagamentos está ao redor de 10% do PIB, alimentando críticas dos Estados Unidos, que reclamam de desvalorização do iuan injusta para dar margem competitiva a exportadores chineses no mercado global.


Texto Anterior: Foco: Na capital do automóvel, montadoras americanas anunciam perdas menores
Próximo Texto: Shopping mais atraente não é o preferido para as compras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.