São Paulo, sábado, 13 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova Varig poderá ser punida por supostos pagamentos irregulares

Suspeita de favorecimento a executivos é investigada; empresa não comenta

JANAINA LAGE
DA SUCURSAL DO RIO

Os novos donos da Varig poderão ser obrigados a arcar com os custos de ações em razão de suposto pagamento irregular de executivos antes de a empresa ser vendida, segundo avaliação do Ministério Público do Trabalho (MPT).
O MPT investiga o pagamento irregular das verbas rescisórias a diretores e gerentes da Varig que teriam sido reaproveitados na nova empresa. A companhia demitiu 9.000 pessoas sem pagar os direitos trabalhistas, mas existem indícios de que um grupo de 20 funcionários conseguiu receber as verbas antecipadas. Somente um gerente recebeu R$ 145 mil.
"Trabalhamos com a hipótese de que a nova Varig pode vir a pagar a conta pelo pagamento irregular desses executivos, assim como pode ser responsabilizada pelo pagamento das dívidas trabalhistas. Neste momento é a Varig antiga que está sendo investigada, mas essa matéria está dentro de um contexto de direitos trabalhistas e pode atingir a nova empresa", disse o procurador. Procurada, a nova Varig não comentou.
O MPT estuda entrar com uma ação coletiva de danos morais contra a Varig ou garantir que o dinheiro pago seja restituído para amortizar as dívidas trabalhistas.
Caso a "velha Varig", administrada atualmente por um gestor judicial, não colabore, o MPT pretende pedir a quebra do sigilo dos funcionários investigados. Os procuradores já pediram os resultados da auditoria da nova gestão que apontou irregularidades.
A Deloitte, administradora judicial da Varig, pediu nos autos do processo de recuperação da empresa mais detalhes sobre a transição da administração da companhia. A Deloitte afirma que o relatório apresentado pelo ex-presidente da Varig Marcelo Bottini "carece de detalhes".
O ex-presidente da Varig trabalha hoje na Aerolíneas Argentinas. A reportagem não conseguiu localizá-lo.


Texto Anterior: Shopping mais atraente não é o preferido para as compras
Próximo Texto: Telefonia: Diretoria da Portugal Telecom rejeita oferta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.