São Paulo, terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Índice

Crise poderá conter o avanço das exportações

DA AGÊNCIA FOLHA
DA FOLHA RIBEIRÃO

A freada na demanda internacional e a falta de investimentos no setor de leite, causados pela crise global, interromperam uma sequência de crescimento nas exportações de lácteos brasileiros e devem atrasar a consolidação do país como um grande exportador.
Antes da crise, o mercado mundial apresentava um "buraco", e o Brasil foi considerado o país mais bem preparado para ocupar esse espaço, segundo Paulo Carletti, especialista do Rabobank.
"O diagnóstico do nosso potencial continua, mas o "buraco" ficou menor por causa da crise [financeira] e o país ainda não deve ganhar muito mercado neste ano", afirma Carletti.
Segundo estudo realizado por Carletti, o país pode exportar 20% da produção em dez anos, mas é preciso investir na base produtiva e na indústria, além de contar com crescimento econômico constante.
Desde 2001, o Brasil vem aumentando o volume de lácteos exportados. Em 2008, destinou 5% de sua produção -cerca de 27 bilhões de litros- para outros países na forma de leite em pó, leite condensado e queijos. (GH e MT)


Texto Anterior: Agrofolha

Setor leiteiro começa 2009 inseguro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.