São Paulo, quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONSUMO

Inadimplência se desacelera, mas sobe 6% no ano

DA FOLHA ONLINE

A inadimplência do consumidor encerrou 2009 com crescimento de 5,9% na comparação com 2008, de acordo com a Serasa Experian. A alta é inferior à registrada em 2008, de 8% ante o ano anterior.
Segundo os economistas da Serasa Experian, "esse cenário é justificado pela rápida volta ao crescimento da economia, normalização do crédito, juros mais baixos e geração de empregos".
Já na comparação anual, em dezembro de 2009, a inadimplência teve queda 3,3%, em relação a dezembro de 2008. Mas é necessário lembrar que em dezembro de 2008, na comparação com igual mês de 2007, a inadimplência do consumidor chegou a crescer 12,8%, devido ao auge da crise financeira.
Na análise mensal, dezembro contra novembro de 2009, o indicador de inadimplência do consumidor registrou evolução de 3%, representando o maior índice desde abril de 2009.
As dívidas com os bancos lideraram o ranking de representatividade da inadimplência do consumidor no país.


Texto Anterior: Caixa Econômica Federal dobra crédito para habitação em 2009
Próximo Texto: Vinicius Torres Freire: Câmbio e revolução bolivariana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.