São Paulo, quarta, 13 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marinho quer volta da câmara setorial

da Agência Folha, em Belo Horizonte

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC paulista, Luiz Marinho, quer que o governo federal negocie com as montadoras e as entidades sindicais a criação de um acordo nos moldes do que foi feito em 92 para evitar que haja mais demissões no setor.
Naquele ano, o governo reduziu as alíquotas de IPI e ICMS e as empresas reduziram a margem de lucro, o que, segundo ele, teria gerado queda de 22% no preço final dos veículos. O acordo foi costurado pela extinta Câmara do Setor Automotivo.
Marinho apresentará a sugestão ao ministro do Trabalho, Francisco Dornelles, amanhã em Brasília.
Um novo acordo, segundo ele, deveria contemplar também incentivos à exportação, restrição à importação e renovação de frota.
O sindicalista, que se encontrou ontem com o governador de Minas, Itamar Franco (PMDB), disse que vai falar com outros governadores sobre a necessidade da criação de um novo acordo.
Hoje, o sindicato promove ato para comemorar o "Natal" dos trabalhadores que foram demitidos no final do ano pela Ford em São Bernardo. Na próxima semana ocorre uma manifestação com todos os metalúrgicos do ABC.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.