São Paulo, terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ao abrir fórum, Lula diz que não fala de Previdência

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Criado para discutir uma solução para o sistema previdenciário no Brasil que acumula um rombo de R$ 42 bilhões, o Fórum Nacional da Previdência Social foi instalado ontem com discursos marcados muito mais pelo que governo e trabalhadores não aceitam fazer do que por possíveis alternativas para os próximos anos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que fez questão de participar da solenidade, destacou que "a bola começa a rolar". Mas, em seguida, retirou seu time de campo e avisou que não emitirá opiniões sobre a Previdência durante o debate no Fórum, que deverá se prolongar por seis meses.
"Enquanto o fórum estiver acontecendo, prometo não falar da Previdência", disse. "Quem quiser falar comigo sobre Previdência vou dizer: por favor, fale com o fórum".
Mas isso não o impediu de demonstrar objeções. "A única coisa que não vou admitir é que alguém apresente uma saída simplista", enfatizou, minimizando as críticas sobre fraudes no sistema brasileiro. Na avaliação de Lula, o censo previdenciário mostrará que a corrupção é menor do que se fala.
Além disso, os gastos da Previdência na avaliação de Lula são necessários. "Não fosse o que a gente paga a milhares de trabalhadores aposentados que recebem um salário mínimo, certamente teríamos que construir mais cadeias."
O ministro Nelson Machado (Previdência) também deixou claro o que não aceita. "Acredito que o fórum deve ter ampla liberdade para discutir o longo prazo. Mas temos um pressuposto. Não temos a mais remota hipótese de privatizar a Previdência no Brasil", destacou, citando exemplos de países como Chile e Argentina que adotaram esse caminho.
Em vez de os trabalhadores de hoje contribuírem para assegurar o benefício de quem já está aposentado, no modelo chileno, o Tesouro assumiu o pagamento dos que já se aposentaram e cada trabalhador paga para constituir uma espécie de fundo que assegurará a sua aposentadoria no futuro.


Texto Anterior: Governo insiste em fundo com dinheiro do FGTS
Próximo Texto: Investimento pode ir a 22,7% do PIB, diz BNDES
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.