São Paulo, sexta-feira, 13 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santander vai incentivar aposentadoria

Sindicalistas negociam também com Itaú/Unibanco e BB/Nossa Caixa para evitar demissões nessas instituições por conta de fusão

Programa de incentivo à aposentadoria pode atender até 5.000 profissionais do Santander e do Real, segundo o sindicato dos bancários

TONI SCIARRETTA
DA REPORTAGEM LOCAL

O Santander, que está em processo de fusão com o Real, decidiu criar um programa de incentivo a aposentadorias, negociado com o Sindicato dos bancários de São Paulo (CUT), para diminuir a necessidade de demissões. Segundo Luiz Claudio Marcolino, presidente do sindicato, o programa pode atender até 5.000 profissionais com idade próxima da aposentadoria. Ele não detalhou os incentivos que serão propostos.
Marcolino afirma que as negociações avançaram nos últimos dias e que tiveram apoio da matriz espanhola. "Há uma sinalização de que saiu o acordo."
O Santander também criou um programa para incentivar a transferência de profissionais dos centros administrativos, área com maior sobreposição de funções, para a rede de agências. Segundo Marcolino, o programa têm forte adesão.
No caso da fusão entre Itaú e Unibanco, o sindicato conseguiu o compromisso do banco de que nenhuma agência será fechada. O banco suspendeu novas contratações e promoções. "O ideal seria que firmassem um compromisso de suspender todas as demissões, como fez o Banco do Brasil. Isso daria mais tranquilidade aos funcionários", disse Marcolino.
A Folha não conseguiu falar com o Santander. Itaú e BB confirmaram as negociações.


Texto Anterior: Dívidas: Inadimplência aumenta 8,6% no 1º bimestre
Próximo Texto: BC avalia que banco menor ainda sofre efeitos da crise
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.