São Paulo, sábado, 13 de março de 2010

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País vira prioridade para montadora de luxo

Com avanço de até 83% no Brasil em 2009, empresas querem aumentar lançamentos e projetam ano ainda melhor em 2010

No caso da Audi, há espera de até 90 dias para alguns modelos; mudança no padrão de consumo e real forte explicam alta nas vendas

RICARDO RIBEIRO
ENVIADO ESPECIAL A INGOLSTADT (ALEMANHA)

O Brasil, quinto maior mercado de veículos do mundo, começa a ser prioridade para as marcas estrangeiras voltadas ao segmento luxo.
Audi, BMW e Mercedes venderam juntas 3 milhões de veículos em 2009 -metade na Europa. Os outros 50% foram vendidos majoritariamente nos Estados Unidos e na China, mas o mercado brasileiro tem ganhado destaque, com taxas de crescimento aceleradas.
As vendas da BMW, por exemplo, cresceram 83,3% no Brasil em 2009 na comparação com o ano anterior. Foram entregues 5.375 unidades. Só no mês de dezembro, o aumento das vendas atingiu 158%. Em janeiro e fevereiro deste ano, as vendas cresceram 67,65% ante iguais meses de 2009.
No mercado "premium", o Brasil ocupa o 33º lugar. Até o fim do ano, deve ganhar pelo menos uma posição e passar a Argentina, onde a oferta de modelos é maior que no Brasil.
Já a Audi vendeu 2.023 unidades em 2009 -um crescimento de 43% na comparação com o ano anterior. A alta foi mais que o dobro do previsto pela empresa. "Estivemos aqui na matriz em dezembro ampliando os pedidos de carros, e o estoque deve estar equalizado até o final do mês. Fizemos novas reuniões na Alemanha para readequar a programação à nova demanda", disse na Alemanha Paulo Sérgio Kakinoff, presidente da Audi.
A marca também tinha projetado alta de 20% para 2010, mas só em janeiro e fevereiro as vendas cresceram 60% ante o mesmo período de 2008. A projeção para o ano foi atualizada, e a expectativa da Audi é vender 50% a mais que em 2009.
Hoje, a montadora tem apenas três carros em estoque e modelos que variam de R$ 200 mil a R$ 680 mil. Alguns dos modelos chegam a ter fila de espera de 90 dias.
"Oferecemos 19 produtos no Brasil e podemos chegar a 40, como na Europa, onde a marca assumiu a liderança do mercado "premium", diz Kakinoff.
A Mercedes também aumentou as vendas no Brasil neste ano. No primeiro bimestre de 2010, foram vendidas 937 unidades, 37,6% de incremento em relação ao mesmo período do ano passado.
Em 2009, com a entrada de novas marcas estrangeiras no país e a estratégia agressiva das montadoras para crescer no mercado brasileiro, o segmento de carros de luxo ficou mais competitivo no Brasil. A valorização do real em relação ao dólar e a disponibilidade de crédito também facilitaram as vendas de importados.
Segundo os especialistas, a demanda no mercado brasileiro também se modificou. Os consumidores têm procurado modelos mais sofisticados.

Novo motor para o país
O vice-presidente mundial de vendas e marketing da Audi, Peter Schwarzenbauer, afirmou que a empresa está desenvolvendo um motor flex exclusivamente para o Brasil. O modelo talvez seja usado também na Suécia. Segundo o executivo, o produto está em fase de testes e deve chegar ao país em 2011.
De acordo com o presidente da marca no Brasil, o primeiro será para o sedã A4, um motor 2.0 de 214 cv, mas que pode ir para outros modelos.


Colaborou a Redação

O jornalista viajou a convite da Audi


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