São Paulo, terça-feira, 13 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Porto de Santos tenta se tornar via preferencial

FAUSTO SIQUEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

De olho no crescimento da produção nacional de algodão, a administração do porto de Santos (SP), o maior do país, já se ofereceu aos produtores como via preferencial para o escoamento da safra. O diretor comercial da Codesp (estatal administradora do porto), Fabrizio Pierdomenico, afirmou que no início do ano enviou a Mato Grosso uma equipe técnica com o objetivo de fazer uma "prospecção de mercado".
"Eles [os produtores] estão procurando a melhor logística e o melhor preço. Por isso, nós estamos nos candidatando para sermos o porto exportador", afirmou.
Segundo o diretor, as vantagens competitivas que o porto de Santos tem a oferecer são a condição de ponta final de uma malha ferroviária que parte de Mato Grosso e de Goiás -a mesma logística utilizada pela soja- e os mais modernos terminais do país -caso a carga venha em contêineres. As exportações de algodão são escassas em Santos. Segundo a Codesp, de janeiro a maio deste ano, foram 8.896 toneladas do produto, contra 1,18 milhão de toneladas de soja.


Texto Anterior:
Agrofolha
Cotonicultura: Exportação de algodão deve triplicar em 2004

Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.