São Paulo, Sábado, 13 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMÉRCIO EXTERIOR
Ministro quer propostas da indústria
Tápias pede mais esforço exportador

LUCIA REGGIANI
da Reportagem Local

Esforço para ampliar as exportações e elaborar propostas que fortaleçam a participação do país no comércio exterior foram a lição de casa que empresários paulistas receberam ontem do ministro do Desenvolvimento, Alcides Tápias, em reunião realizada na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).
Participaram do encontro, fechado à imprensa, o ministro Luiz Felipe Lampreia, das Relações Exteriores, e empresários como Luiz Fernando Furlan, presidente do conselho administrativo da Sadia, Boris Tabacof, presidente da associação dos produtores de papel e celulose, e Benjamim Funari Neto, presidente da associação da indústria eletroeletrônica.
Os ministros Tápias e Lampreia expuseram aos participantes, segundo a Folha apurou, o atual quadro do comércio mundial, destacando que todos os países querem exportar e se proteger contra desequilíbrios na balança comercial, criando barreiras.
Entre elas, o ministro Tápias citou as trabalhistas e as ecológicas, que inibem a importação de mercadorias de países que utilizam, por exemplo, mão-de-obra infantil ou modo de produção poluente.
No rol de desafios que a indústria instalada no país terá pela frente, os ministros destacaram a necessidade de se preparar para o comércio eletrônico, a competição na Alca (Área de Livre Comércio das Américas), a possível entrada da China na OMC (Organização Mundial do Comércio) e de abrir espaço no Mercosul.
Feita a exposição, o ministro Tápias pediu aos empresários que apresentem planos para a ampliação das vendas externas e de normatização de seus setores, incluindo revisão de tarifas de importação e exportação.


Texto Anterior: Conjuntura: Economia volta a cair, apura o IBGE
Próximo Texto: Opinião econômica - Octavio Bueno Magano: Conciliação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.