São Paulo, sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FINANÇAS

Juros voltam a subir após oito meses de queda, diz Anefac

DA FOLHA ONLINE

Os juros praticados para consumidores e empresas voltaram a subir em outubro, após oito meses de quedas consecutivas, aponta pesquisa da Anefac (associação de executivos de finanças).
Para pessoa física, a taxa média de juro atingiu 7,03% ao mês, ante 7,01% em setembro. No caso de pessoa jurídica, a taxa média foi de 3,89% em setembro para 3,91% em outubro. São os maiores juros desde agosto.
Segundo a associação, as altas podem ser atribuídas ao aumento do custo de captação dos bancos com a elevação dos juros futuros, que ocorre devido à expectativa de que o Banco Central eleve a Selic (taxa básica) em 2010.
Por outro lado, a Anefac espera que as instituições financeiras e o varejo em geral aumentem mais ainda os prazos de financiamento e a concessão de empréstimos. As razões para isso são a superação da pior fase da crise mundial e redução do risco de inadimplência.
A Anefac avalia que o consumidor, nos próximos meses, vai se deparar com uma nova situação: reduções dos juros das operações de crédito maiores que as quedas da taxa básica de juros (justamente o contrário do que ocorreu nos últimos anos).
Isso porque o nível da Selic (8,25% ao ano) estimula os bancos a reduzirem empréstimos ao governo e a aumentarem o crédito a consumidores e empresas. Competição maior no sistema financeiro, inadimplência menor e introdução do cadastro positivo também contribuem.


Texto Anterior: Alimentos: Brasil Foods registra ganho no 3º trimestre
Próximo Texto: Energia: Com erro na conta de luz, Eletropaulo tem lucro maior
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.