São Paulo, sexta-feira, 13 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONJUNTURA

Indicador mede atividade por nš de veículos

DA REPORTAGEM LOCAL

Um novo indicador, que pretende medir o nível da atividade econômica no país com base no fluxo total de veículos -de carga e de passeio-, foi lançado ontem em São Paulo. A iniciativa é fruto da parceria entre a Tendências Consultoria e a ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias).
O índice ABCR de Atividade é calculado a partir da movimentação dos veículos que pagam pedágio nas rodovias operadas por 33 das 36 concessionárias associadas à ABCR.
Segundo Roberto Padovani, economista da Tendências Consultoria, o levantamento dos dados relativos aos veículos pesados permite observar o comportamento da produção industrial e agrícola. Um maior fluxo significa atividade mais intensa. Já o volume de tráfego de veículos leves está atrelado à variação do nível de renda das pessoas físicas.
Em novembro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2001, houve crescimento de 2,8% no fluxo de veículos pesados e 1,9% no de veículos leves. O resultado total somou 2,2%. Porém, segundo Padovani, o resultado não traduz uma melhora significativa do quadro econômico, já que base de comparação no ano passado foi baixa, por conta de fatores como o racionamento.


Texto Anterior: Nova Vasp Regional deve começar a operar em 2003 com 30 aviões
Próximo Texto: Direito do consumidor: Planos de saúde têm ranking de reclamações
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.