UOL


São Paulo, sábado, 13 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MERCADO FINANCEIRO

Ações de elétricas foram destaque dos últimos dias; papel ON da Light disparou 37,7% no período

Bolsa encerra semana em baixa de 1,5%

DA REPORTAGEM LOCAL

Os investidores preferiram no último pregão da semana embolsar os lucros acumulados no mercado acionário. Com isso, a Bolsa de Valores de São Paulo encerrou a sexta-feira com baixa de 1,51%.
Depois das fortes altas registradas neste mês, as ações das empresas do setor de energia elétrica caíram com força ontem. O IEE, índice que acompanha o desempenho do setor, recuou 3%. Mas o balanço da semana foi positivo para as elétricas: o IEE subiu 6,4% no período.
Os papéis da Cesp e da Celesc lideraram as perdas no pregão de ontem. As ações preferenciais da Cesp despencaram 8,1%, seguidas pelas da Celesc PNB, que tiveram perdas de 6%. O papel PN da Eletropaulo recuou 5,5%.
A ação ON (com direito a voto) da Light foi a que mais se valorizou na semana: 37,7%.
Na próxima semana, a reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) vai concentrar as atenções dos investidores.
Confirmada a expectativa do mercado, de novo corte nos juros, a Bovespa deve reagir positivamente. Juros mais baixos motivam os investidores a migrarem para a Bolsa, em busca de rentabilidades maiores.
No pregão da BM&F (Bolsa de Mercadorias & Futuros) de ontem, o contrato DI -que considera os juros praticados nas operações entre os bancos- que projeta a expectativa dos investidores para o próximo encontro do Copom voltou a cair e fechou com taxa de 16,45% ao ano.
Isso indica que ganhou ainda mais força no mercado a aposta de que o Copom anunciará na quarta-feira uma redução de 1,5 ponto percentual na taxa básica de juros. Hoje, essa taxa está em 17,5% ao ano.

Sobe-e-desce
Se o setor de energia elétrica foi o destaque positivo, o de telecomunicações foi a decepção da semana. Das dez maiores baixas do período, oito foram ações de teles.
Os que mais sofreram foram os papéis da Embratel. Na quinta-feira, as empresas interessadas apresentaram suas propostas para a aquisição do controle acionário da Embratel, que será vendido pela norte-americana MCI.
O papel PN da Embratel Participações despencou 11,5% na semana, seguido pela ação ON da empresa, que caiu 8,9%.
(FABRICIO VIEIRA)


Texto Anterior: Cotas russas: Lula envia carta a Putin e pede revisão de medida
Próximo Texto: O vaivém das commodities
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.