São Paulo, sábado, 13 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CCE demite 500 na Zona Franca, afirma CUT

KÁTIA BRASIL
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

A CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Amazonas anunciou ontem que a indústria Sony do Brasil antecipou as férias coletivas de Natal aos 1.300 empregados das duas fábricas na Zona Franca de Manaus, que produzem eletroeletrônicos e plásticos. A central confirmou a demissão de 500 funcionários da CCE.
Valdemir Santana, presidente da CUT no Amazonas e do Sindicato dos Metalúrgicos, disse que as demissões na CCE serão homologadas nos próximos dez dias e que provocarão efeito em cadeia para terceirizados e serviços prestados das fábricas.
"Será que não dá para segurar o trabalhador por dois meses? Esses carrascos demitem trabalhadores, e o governo ainda dá presente de Natal [redução de impostos aos empresários]", diz Santana.
A CUT afirma que, antes das férias coletivas, a Sony já havia demitido 720 funcionários. O sindicalista disse que a empresa não selou acordo que evitasse as demissões, como foi feito na Philips, que deixará de dispensar 230 funcionários em troca da suspensão dos salários por dois a cinco meses.
Procurada pela reportagem, a CCE não se manifestou sobre as demissões. A Sony disse que, em função da crise, precisou adequar a produção à demanda do mercado atual.


Texto Anterior: Lula diz que "PAC" de Obama gera poucos empregos e fala em "sacrifício" ante a crise
Próximo Texto: Sindicato diz que cortes atingirão 17 mil trabalhadores em Manaus
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.