São Paulo, sábado, 13 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

outro lado

Marinha diz que norma é descumprida

DA REPORTAGEM LOCAL

O 8º Distrito Naval, responsável pela Capitania Fluvial da Tietê-Paraná, alegou razões de segurança para a suspensão mais uma vez das tripulações da DNP Indústria e Navegação. "O interesse particular e econômico não pode se sobrepor à segurança e ao bem coletivo", escreveu o vice-almirante, Terenilton Sousa Santos.
A Marinha alega que a empresa tem descumprido "reiteradamente" as normas de tráfego na hidrovia, principalmente o desmembramento dos comboios para passagem sob pontes que cortam o canal de navegação. Os comboios são formados por quatro barcaças e mais o empurrador. Em algumas pontes, os comandantes são obrigados, por determinação da Capitania Fluvial, a ancorar a embarcação e fazer a passagem de uma ou duas barcaças por vez sob as pontes. Essa regras estavam sendo descumpridas.
A alegação da DNP é a de que as pontes já receberam proteção a choques e que a decisão não incorre em riscos. Não é o que a Marinha aponta. Em nota, o 8º Distrito Naval apresenta cinco graves acidentes, inclusive com desmoronamento, provocados por embarcações. "As normas de tráfego, condicionadas às características do sistema hidroviário, visam à segurança da navegação, à salvaguarda da vida humana nas águas e à preservação da poluição hídrica proveniente das embarcações", disse.
Na nota, o comando do 8º DN lembra que a empresa não tem obtido sucesso em suspender pela via judicial as suspensões e multas aplicadas pela instituição. A Marinha afirma que o cumprimento das normas de segurança tem evitado a ocorrência de acidentes na hidrovia Tietê-Paraná. Procurado, o Departamento Hidroviário, responsável pela administração da hidrovia, não se pronunciou sobre a paralisação da maior companhia de navegação da Tietê-Paraná. (AB)


Texto Anterior: Marinha paralisa maior empresa de navegação da hidrovia Tietê-Paraná
Próximo Texto: Demanda por energia terá queda em 2009, diz entidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.