São Paulo, Sexta-feira, 14 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Iveco dá dispensa temporária a 320

de Buenos Aires

A fabricante de caminhões Iveco, subsidiária do grupo Fiat, suspendeu temporariamente até março o contrato de trabalho de 320 empregados na unidade da Província argentina de Córdoba, a 700 quilômetros de Buenos Aires.
De acordo com a empresa, a decisão foi provocada pela queda nas vendas de caminhões enquanto os estoques de veículos estavam acumulando-se.
O presidente mundial da Iveco afirmou há algumas semanas que a empresa poderia encerrar suas operações na Argentina e transferi-las ao Brasil por causa dos custos mais baixos oferecidos pelo país vizinho desde a desvalorização do real.
A desvalorização provocou uma queda de 60% nas exportações argentinas de veículos ao Brasil.
O governo da Província de Córdoba acrescenta mais uma explicação à dispensa temporária dos funcionários. Segundo o ministro da Produção de Córdoba, Juan Schiaretti, a situação deve-se à indefinição do regime automotivo com o Brasil, que obrigou as empresas a adiar investimentos na região.
No acordo assinado com a empresa, válido até o dia 6 de março, os trabalhadores receberão 75% dos salários e tíquetes de cesta básica.
A fábrica da Iveco tem capacidade para produzir 3,5 mil caminhões anualmente, mas, no ano passado, produziu apenas 2.000 unidades por conta da recessão econômica.


Texto Anterior: Pacote: Lei amplia poder do governo argentino
Próximo Texto: Automóveis: Mercado de carro usado cresce 42,9%
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.