São Paulo, sábado, 14 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para empresas, quatro tributos são os "vilões"

DA REPORTAGEM LOCAL

Um tributo estadual e três federais foram os grandes vilões das empresas no ano passado. Segundo pesquisa feita pela consultoria Oliveira Neves & Associados, o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), o Imposto de Renda, a Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) e a contribuição ao INSS comeram uma boa parte do faturamento das empresas e ajudaram a segurar o crescimento econômico.
Para 29% das 1.500 empresas entrevistadas, o maior vilão foi o ICMS, seguido pelo IR, com 18% das indicações. As duas contribuições destinadas à seguridade social receberam 14% dos votos dos empresários consultados pela pesquisa.
O peso dos impostos sobre os custos operacionais ficou entre 21% e 30%, segundo 35% dos entrevistados. Para 28%, o impacto foi um pouco menor -de 11% a 20%. Outros 8% disseram que o peso tributário foi de 6% a 10%, enquanto 17% dizem que foi de 1% a 5%.
Segundo a pesquisa, apesar da conjuntura difícil, as empresas faturaram mais em 2003, tiveram lucro e pagaram os tributos praticamente em dia, para fugir de multas e juros. Para elas, a reforma tributária vai elevar ainda mais a carga fiscal.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Preços: IPCA vai a 0,76% com altas pontuais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.