São Paulo, sexta-feira, 14 de março de 2008

Próximo Texto | Índice

Mercado Aberto

guilherme.barros@uol.com.br

Copom só gerou incertezas com a ameaça de subir juro, diz Delfim

A informação que consta na ata do Copom de que os diretores do Banco Central chegaram a discutir a possibilidade de um aumento dos juros foi interpretada pela grande maioria do mercado como um sinal de que a taxa poderá vir a subir na próxima reunião. O Copom deixou clara a preocupação com o aquecimento da economia sobre a inflação.
Para Delfim Netto, não há nenhum fundamento nessa tese do Banco Central de que o aquecimento da economia representa uma ameaça à inflação. Ao ter registrado na ata essa preocupação, Delfim afirma que o Banco Central apenas introduziu uma incerteza inútil ao mercado e que acabou provocando uma elevação da taxa de juros de longo prazo.
"Já que o juro vai subir mesmo, o juro sobe antes", diz Delfim. "Na economia, a expectativa faz o fato."
Na ata, o Copom adverte que, embora a trajetória da inflação seja favorável no curto prazo, há riscos para o futuro. O que o Copom teme é que um descompasso entre o ritmo de expansão da demanda e da oferta faça com que a inflação fique acima do centro da meta, que é de 4,5% para este ano.
Segundo Delfim Netto, essa preocupação é uma demonstração de que o sistema financeiro não agüenta ver o país crescendo a taxas superiores a 5% ao ano. Agora, de acordo com Delfim, muitos economistas dizem que o país não pode crescer mais de 4,5%, mas não existe, a seu ver, nenhum fundamento teórico que comprovaria essa tese.
"Quem diz que o Brasil só pode crescer até 4,5%, eu tenho certeza que tomou um café com Deus", diz Delfim.
Mesmo com todas essas adversidades, Delfim diz que o Brasil deve voltar a crescer neste ano entre 5% e 6%, como ocorreu em 2007. Além disso, ele acha que os juros, que subiram ontem no mercado futuro, devem voltar a baixar nos próximos dias quando o mercado se conscientizar de que não há riscos maiores de uma alta da inflação.

FALE COM ELE
O chinês Zhegrong Liu, diretor mundial de recursos humanos da fabricante de produtos químicos Lanxess, esteve ontem no Brasil para conversar com os funcionários da empresa e ouvir suas expectativas. Liu afirma que a empresa pretende aproveitar o ambiente econômico favorável no país para crescer em um ritmo tão rápido quanto o que, segundo ele, a Lanxess cresceu no ano passado. "Fizemos grandes progressos nos últimos 15 meses", diz o executivo.

Consultoria diz que cresce a contratação de tecnólogos

Pesquisa da Analítica Consultoria, encomendada pelo Confea e pela CNI, diz que grandes empregadores aumentaram a contratação de tecnólogos- formados em curso superior que tem menor duração que a graduação em engenharia- para remediar a falta de engenheiros no mercado.
O estudo afirma que 39% dos entrevistados já empregaram tecnólogos. Foram ouvidos empresários dos setores da construção, mineração, energia e o setor petrolífero. Ainda de acordo com a consultoria, na média, são 7,5 tecnólogos por empresa, em comparação com 12,7 engenheiros por empresa.
De acordo com um levantamento da Manager Assessoria, especializada em RH, os engenheiros foram os profissionais mais solicitados pelas empresas em 2007, seguidos por administração, ciências contábeis, TI e economia.

DESEMBARQUE
Gilles Michel, presidente mundial da Citroën, visita o Brasil, pela primeira vez, na próxima terça-feira para conhecer a operação da empresa. No ano passado, a Citroën vendeu 50 mil automóveis no Brasil, o que representa crescimento de 50% em relação a 2006. Para este ano, a previsão é a de serem vendidos 80 mil carros.

TETO
A Caixa Econômica Federal assina, no dia 17, uma parceria com a CUT-SP para viabilizar projetos habitacionais para cerca de 970 mil associados de entidades sindicais que são filiadas à central. Pelo acordo, a Caixa disponibilizará linhas de financiamentos na modalidade individual com recursos do FGTS e do próprio banco e para financiamentos de imóvel na planta.

LEITURA
A Geração Editorial, de São Paulo, e o grupo Ediouro, do Rio, cancelam, nesta semana, seu acordo operacional. A parceria, que não durou dois anos, resultou na publicação de só 14 livros.

ARBORIZADO
A terceira edição do Fórum Wal-Mart Brasil de Varejo, no dia 25, terá a emissão de carbono neutralizada. Entre as metas da empresa, está a redução em 20% da emissão de gases que causam efeito estufa em lojas e centros de distribuição até o ano 2012.

INTERCÂMBIO
O Ibmec-SP recebeu, nesta semana, alunos da escola americana Darden School of Business. É a primeira vez que os alunos da instituição vêm ao país.

VERDE
Os edifícios Eluma, na avenida Paulista, e New Century, na região da avenida Faria Lima, em São Paulo, participam de um projeto piloto do U.S. Green Building Council. A entidade define normas de sustentabilidade para imóveis. O objetivo é fazer adaptações e reduzir os impactos no ambiente para obter uma certificação internacional.

DÚZIA
Com a compra da incorporadora General Realty, a Esser Empreendimentos quer fazer 12 lançamentos em 2008, contra três realizados no ano passado.

BH - JAPÃO
Fernando Pimentel, prefeito de Belo Horizonte, quer estimular o investimento de empresas de descendentes de imigrantes do Japão ou com capital japonês na cidade. Pimentel participa hoje de almoço em São Paulo com a Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil.

NOMEAÇÃO
O advogado Luiz Henrique do Amaral foi nomeado vice-presidente do Conselho Mundial de Franchising, para o biênio 2009/2010. A entidade representa o sistema de franquia internacionalmente.

CIRCULANDO
Guilherme Facci, que já foi da empresa de comunicação de marketing Leo Burnett Brasil, tornou-se sócio da Dim Propaganda, agência que atende Roche, AES Eletropaulo e Pizza Hut, entre outros clientes.

VIZINHANÇA
A Fiesp vai trazer a São Paulo, no dia 25, empresários e representantes do governo argentino para traçarem uma agenda de oportunidades de negócios.

VIAJANTE
A CNA (Companhia de Navegação da Amazônia), do grupo Libra, deu início à segunda viagem, que faz parte de um contrato de um ano assinado com a Petrobras, para realizar transporte de gasolina para a Petroperu. Está prevista uma viagem mensal da cidade peruana Iquitos a Manaus. Até Iquitos, a viagem deve durar 12 dias, subindo o rio Solimões.

MISSÃO
A Federação das Indústrias de Minas Gerais organiza a viagem, no dia 29, de cerca de 80 empresários para uma rodada de negócios em Dubai, nos Emirados Árabes. Integram a comitiva executivos dos setores de alimentos, móveis, têxteis, calçados, materiais de construção, entre outros.

ALONGAMENTO
Antônio Cassiano Frota, que é dono da marca Contours no Brasil, rede americana de academias de ginástica para mulheres, pretende chegar a cem unidades no país neste ano; até o fim de 2008, serão abertas mais 30 unidades; desde janeiro, foram inauguradas dez casas; "o objetivo são 230 unidades no Brasil nos próximos quatro anos", diz


com JOANA CUNHA e VERENA FORNETTI

Próximo Texto: Mercado já espera novas altas nos juros
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.