UOL


São Paulo, quarta-feira, 14 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Snow freia alta do euro; ataque derruba Bolsas

DA REDAÇÃO

Depois de atingir, na segunda-feira, seu menor valor ante o euro desde 22 de janeiro de 1999, o dólar teve uma pequena valorização ontem. A moeda européia fechou o dia com desvalorização de 0,34%, cotada a US$ 1,1520.
O discurso de John Snow, secretário de Tesouro dos Estados Unidos, feito no lançamento da nova nota de US$ 20, no qual afirmava que uma "moeda forte" era a chave para a economia americana, ajudou a levar a cotação do dólar para cima.

Bolsas
Os ataques na Arábia Saudita lembraram os investidores que o fim da guerra no Iraque não significa necessariamente o fim das ameaças terroristas. Os ataques, mais a notícias de que o Banco Merrill Lynch rebaixou a classificação de várias companhias de semicondutores, fizeram as Bolsas americanas interromper sua trajetória de alta e fechar o dia com resultados negativos.
O índice Dow Jones, da Bolsa de Nova York, se desvalorizou em 0,54%, enquanto a Nasdaq, Bolsa que reúne as empresas de tecnologia, caiu 0,11%.
"Os ataques, o enfraquecimento do dólar e o rebaixamento das empresas de semicondutores ofereceram algumas desculpas para a realização de lucros, mas isso não é o começo de uma reversão no mercado", afirmou Peter Cardillo, estrategista-chefe da Global Partner Securities.
Na Europa, a Bolsa de Londres subiu 0,31%, enquanto a de Paris fechou o dia estável e a de Frankfurt caiu 0,9%. A Bolsa de Tóquio teve queda de 0,38%.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Para investidor, Brasil é emergente mais lucrativo
Próximo Texto: Petróleo sobe com atentado na Arábia Saudita
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.