São Paulo, domingo, 14 de junho de 2009

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Mercado Aberto

GUILHERME BARROS - guilherme.barros@grupofolha.com.br

Cinema digital demora a se instalar no país

As salas de cinema do Brasil ainda vão demorar para passar do modelo de projeção em 35 milímetros para o digital.
A maioria dos projetores do país hoje são de 35 milímetros de película, que deve sair de cena no futuro para dar lugar ao equipamento digital, segundo Marcelo Bertini, presidente da rede Cinemark. Para exibir um filme em 3D, por exemplo, é preciso que a sala seja equipada com projeção digital.
Isso, no entanto, ainda vai demorar a ocorrer, segundo Bertini, pois o atual parque de exibição do Brasil ainda é relativamente novo para ser trocado imediatamente por projetores digitais. "A transição vai demandar investimento alto e, neste momento, os projetores ainda estão novos. Os equipamentos de 1.400 das 2.200 salas multiplex no país têm cerca de seis a oito anos."
O cinema brasileiro chegou a receber um impulso no caminho da digitalização, estimulado pelo desenvolvimento do mercado de produção de filmes 3D, que cresceu no primeiro semestre. Mas esse movimento deve se desacelerar.
"O 3D é uma tecnologia que se aplica sobre projetor digital. Nos últimos três anos, tínhamos poucos. Hoje, há mais de 50 salas com tecnologia 3D no Brasil. Isso ocorreu porque os exibidores perceberam que os estúdios estavam produzindo mais filmes com conteúdo 3D e investiram em algumas salas, mas esse número está longe de ser definitivo, e o crescimento deve ter taxas menores nos próximos meses", afirma.
A crise é outro problema que pode atrapalhar o avanço da digitalização. O impacto da desaceleração da economia atingiu a expansão dos shopping centers, que está diretamente atrelada aos investimentos em salas de cinema. "Em agosto, chegamos a ver 90 projetos de shoppings para investimento. Depois da seca do crédito, houve uma revisão e muitos projetos foram postergados. Hoje a visão é mais realista no mercado e só ficaram os projetos com respaldo financeiro realmente concreto."
O Cinemark tinha quatro projetos de inauguração fechados para 2009, mas dois deles ficaram para o ano que vem.

"O número está longe de ser definitivo, e o crescimento deve ter taxas menores"
MARCELO BERTINI
presidente da Cinemark

PIB deve cair 0,5% neste ano, afirma banco

O resultado do PIB do primeiro trimestre deste ano levou o Depec (Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco) a revisar suas projeções para 2009. Agora, a expectativa é de um recuo de 0,5% no PIB deste ano em relação ao do ano passado.
"Essa queda, se confirmada, será a primeira desde 1992, mas ainda assim será um dos melhores resultados na economia mundial neste ano", afirma o banco, em análise.
O IBGE divulgou na semana passada uma queda de 0,8% no PIB brasileiro de janeiro a março. O resultado surpreendeu positivamente o Depec, que esperava recuo de 2,2%.
Para o banco, a recuperação da economia brasileira já está em curso neste trimestre, mas em ritmo ainda lento. Entre julho e setembro, a retomada do crescimento econômico terá mais força.

MUDANÇAS O Instituto Ethos realiza entre amanhã e quinta-feira, em São Paulo, sua conferência internacional anual, com o tema "Rumo a uma Nova Economia Global: A Transformação das Pessoas, das Empresas e da Sociedade". Segundo Ricardo Young, presidente do instituto, serão debatidas, no contexto de crise, as mudanças sociais, ambientais e econômicas. Estarão presentes nomes como José Goldemberg, professor da USP, e Maurício Tolmasquim, presidente da EPE.

DE OLHO NO MODELO O "benchmarking" foi a ferramenta de gestão considerada mais útil pelos executivos neste ano, segundo levantamento da Bain & Company que avaliou o uso e a satisfação dos executivos de 25 ferramentas. Segundo Rodolfo Spielmann, sócio da Bain, o crescimento da aceitação do "benchmarking" é reflexo da crise, já que é uma ferramenta usada na comparação da empresa com as concorrentes. Essa foi a primeira vez que a ferramenta foi considerada a mais popular pelos executivos. A Bain realiza o estudo desde 1993. Em 2008, o planejamento estratégico liderou o ranking.

PIPOCA
A Claro vai ampliar sua parceria com o Cinemark. A partir de terça-feira, os clientes do Claro Clube terão 50% de desconto no cinema todos os dias. Atualmente, a promoção vale apenas de segunda a quinta.

COMPRA E VENDA
No primeiro ano do "home broker" da Spinelli, 70% dos clientes conquistados nunca tinham investido em ações.

CAUTELA
A visão de que o pior da crise já passou não convenceu a maioria dos executivos, segundo estudo mundial da Bain & Company neste mês. Cerca de 60% dos entrevistados disseram que planejam mais cortes de custos nas empresas até o início de 2010. Apenas 24% dos executivos afirmam acreditar que os atuais líderes de mercado ainda estarão no topo daqui a cinco anos, segundo o levantamento da Bain.

PESQUISA
A Usiminas vai investir R$ 75 milhões em pesquisa e inovação até 2011, com foco no atendimento aos mercados de energia eólica, óleo e gás e construção civil. A empresa vai triplicar os investimentos anuais na área em relação a 2008, que foram de R$ 25 milhões.

GADO
Rosalu Queiroz, Ivan Zurita e Bob Ziegert promovem na sexta-feira, em São Paulo, durante a feira de negócios agropecuários Feicorte, a 14ª edição do Leilão Premium Simental. A raça, originária da Suíça, está há mais de cem anos no Brasil.

PASSARELA
Banco do Brasil e American Express lançarão, dia 17, cartões de crédito com foco no segmento de alta renda. O lançamento do Ourocard Platinum American Express e do Ourocard Estilo Platinum American Express acontece oficialmente na São Paulo Fashion Week. A meta do BB é emitir 100 mil cartões até o final do ano.

ANTENA
A TV+ estreou ontem a sua programação em Porto Alegre e até setembro estará em Florianópolis e Curitiba.



com JOANA CUNHA e MARINA GAZZONI


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