|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Vaga de estacionamento em Nova York chega a custar US$ 225 mil
Escassez de oferta leva preço médio por metro quadrado a US$ 10 mil, próximo ao valor do espaço residencial; menos de 1% dos prédios residenciais têm vagas privativas
VIVIAN S. TOY
DO "NEW YORK TIMES"
Em Houston, uma casa de
três quartos com sala de jogos,
escritório, piscina e banheira
quente sai por US$ 225 mil.
Em Manhattan, o mesmo dinheiro compra uma vaga de estacionamento. Sem janelas.
Sem vista. Sem paredes.
Enquanto o preço dos imóveis despenca na maioria dos
Estados Unidos, os preços em
Manhattan continuam sua escalada, e isso inclui o estacionamento. Alguns dos compradores nem mesmo têm carros,
mas adquirem os espaços como
investimento e os alugam para
recuperar o dinheiro gasto.
O espaço está em tamanha
demanda que existem listas de
espera de compradores. Oito
pessoas disputam a chance de
adquirir, ao preço de US$ 225
mil, uma das cinco vagas de estacionamento disponíveis no
subsolo de um edifício de 34
apartamentos na rua 17, cuja
construção deve ser concluída
em janeiro do que vem. A incorporadora, nesse meio tempo,
solicitou licença à prefeitura
para acrescentar mais quatro
vagas de estacionamento.
As vagas em edifícios novos
vêm sendo vendidas por preço
duas vezes superior ao que tinham cinco anos atrás, disse
Jonathan Miller, avaliador de
imóveis e presidente da Miller
Samuel.
Ainda que as vagas nos bairros mais procurados de Manhattan sejam as mais caras,
até mesmo vagas nos estacionamentos a céu aberto nas garagens de Queens, Brooklyn,
Riverdale e Harlem vêm atingindo preços próximos aos US$
50 mil, e existe pelo menos um
novo edifício no Brooklyn que
oferece vagas por US$ 125 mil.
Escassez X preços
A escassez tem papel importante na escalada dos preços.
Miller estimou que menos de
1% dos edifícios de apartamentos da cidade disponham de vagas privativas de estacionamento. A cidade também limita
a área para guardar os veículos
dos moradores que os edifícios
novos ao sul da rua 96 podem
oferecer, requerendo que um
máximo de 20% dos apartamentos disponham de vagas.
"É um conforto bastante raro", disse Miller. "E, no mundo
de spas para animais de estimação e de sommeliers que atendem em domicílio, é um conforto realmente funcional."
Em outras cidades densamente povoadas onde o espaço
e as vagas de estacionamento
também passam por forte demanda, as vagas de estacionamento em edifícios de apartamentos tendem a custar caro.
Em Boston, elas chegam a custar US$ 175 mil, e, em Chicago,
o preço atinge os US$ 75 mil.
Mas, em cidades como Los Angeles e Dallas, a maior parte dos
edifícios oferece vagas de estacionamento como parte do preço dos apartamentos.
Para os incorporadores de
imóveis em Nova York, estacionamento é o melhor uso para
espaço abaixo dos padrões residenciais ou comerciais e oferece preço semelhante por metro
quadrado ao que se pode obter
por espaço residencial, cujo
custo de incorporação é muito
mais alto.
De acordo com a Miller Samuel, a vaga média de estacionamento na cidade custa US$
165,019, ou US$ 10 mil por metro quadrado, o que fica bem
perto do preço médio do espaço
residencial. Estamos falando
de valores médios, claro. Uma
vaga de US$ 200 mil quer dizer
custo de US$ 12 mil por metro
quadrado.
Se as vagas de estacionamento no Onyx Chelsea, um novo
condomínio de 52 apartamentos na esquina da rua 28 com a
Oitava Avenida, servem como
indicação, a demanda é imensa.
As duas primeiras foram vendidas por US$ 165 mil, a terceira,
por US$ 175 mil, e as duas últimas, por US$ 195 mil. Cada vaga envolve custo mensal de manutenção de cerca de US$ 50.
Ainda assim, há três compradores em lista de espera.
Lista de espera
Cynthia Habberstad ocupa a
primeira posição na lista. Ela
optou por não comprar uma vaga quando elas estavam à venda
por US$ 165 mil, mas mudou de
idéia em seguida, e logo descobriu que todas as vagas já haviam sido vendidas.
"No começo, eu achei que era
pesado demais e não queria
gastar tanto dinheiro", disse
Habberstad. "Mas agora estou
com raiva de mim mesma, pode
ter certeza."
Ela e seus três filhos, de 7, 9 e
11 anos, moram em Long Island, mas o trabalho das crianças como modelo faz com que
precisem ir à cidade pelo menos duas vezes por semana; por
isso, a família adquiriu um
apartamento no edifício, para
suas estadias em Manhattan.
"Se estamos chegando tarde,
de um jantar, ou se houver muita coisa no carro, será que queremos andar alguns quarteirões até em casa?", disse Habberstad. "Agora que não tenho
a vaga, vejo como comprá-la fazia sentido."
Os incorporadores estão
cientes da demanda. "Nós estamos incluindo vagas de estacionamento em todos os projetos
nos quais trabalhamos", disse
Shaun Osher, presidente-executivo do Core Group Marketing, responsável pelo edifício
da rua 17 e por uma dúzia de outros novos condomínios residenciais.
Estacionamento no edifício
permite que os moradores da
cidade equipados com carros
reproduzam o ideal suburbano
de estacionar, fechar o carro e
entrar em casa, ele diz.
No Fifth Street Lofts, em
Long Island City, Queens, um
condomínio cuja construção
deve ser concluída até o final do
ano, Jackie e Lee Freund compraram um apartamento e três
vagas de garagem, ao preço de
US$ 50 mil cada uma, ainda que
só tenham um carro.
Investimento
"Compramos três porque sabemos que a situação de estacionamento já é ruim e só vai
piorar", disse Jackie Freund.
O casal, que tem um filho de
dois anos, morou por três anos
em um apartamento alugado,
na vizinhança. Depois de enfrentar todas as dificuldades de
estacionar na rua, conseguiram
uma vaga em uma garagem
próxima.
"Nosso carro foi guinchado, e
minha irmã também teve o carro guinchado quando veio nos
visitar e estacionou do lado errado da rua", conta Freund. "O
pessoal adora guinchar nesse
bairro, porque o pátio de carros
recolhidos fica por perto."
Os Freund planejam vender
uma das vagas adicionais em
seu novo condomínio e alugar a
segunda.
Compradores e corretores de
toda a cidade estão confiantes
em que os preços continuarão a
subir e que encontrar vaga para
estacionar se tornará cada vez
mais difícil. De fato, 40 estacionamentos e garagens fecharam
na cidade, nos últimos nove
meses, e apenas 23 foram abertos, disse Margot Tohn, editora
de "Park It! NYC 2007", um
guia de estacionamentos.
"Ainda que a escala da queda
não seja grande, estamos claramente perdendo vagas", afirmou a editora.
Tom Postilio, corretor no Core Group Marketing e diretor
de vendas para o condomínio
da rua 17, diz que "muita gente
que procura apartamentos
acredita que recebê-los implica
receber seus carros. E, para essas pessoas, caso não haja vagas
para estacionar na rua, comprar uma vaga por US$ 225 mil
é praticamente uma pechincha".
Tradução de PAULO MIGLIACCI
Texto Anterior: Lei deve dobrar venda de aquecedor solar Próximo Texto: BR Malls compra mais 4 shoppings no Rio Índice
|