São Paulo, terça-feira, 14 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MINERAÇÃO

Funcionários da Vale iniciam greve no Canadá

DA SUCURSAL DO RIO

Descontentes com mudanças propostas pela Vale nas regras de seu fundo de pensão, quase 3.100 funcionários da mineradora entraram em greve no Canadá, em operações que pertenciam à Inco, adquirida em 2007 pela companhia brasileira.
A Vale quer mudar o regime que rege o plano de previdência dos trabalhadores, nos mesmos moldes do que fez no Brasil após sua privatização, no final dos anos 90.
A companhia pretende alterar o regime de benefício definido (pelo qual o empregado sabe quanto vai receber na aposentadoria) pelo de contribuição definida (no qual apenas os pagamentos são pré-determinados, mas o valor a receber depende do montante acumulado).
Em nota, a Vale defende a mudança e diz que o "objetivo é estabelecer os incentivos [aos empregados] corretos ao crescimento da produtividade de mão-de-obra, fortalecendo as bases de nossa competitividade no longo prazo e capacidade de continuar a gerar valor e empregos."
Segundo a Vale, a greve afeta 3.073 empregados.


Texto Anterior: América Latina: Crise devolverá até 13 milhões à pobreza
Próximo Texto: Pela 1ª vez, Francal subsidia visita de comprador de calçados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.