São Paulo, terça-feira, 14 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Analista indica ação e levanta Bolsa de NY

Dow Jones avança 2,3% após recomendação de compra de papéis de banco; Bovespa fecha em queda de 0,07%

FABRICIO VIEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

A BM&FBovespa não aproveitou a escalada da Bolsa de Nova York, que recebeu impulso extra do setor bancário e terminou com valorização de 2,27%. O principal índice de ações brasileiro, o Ibovespa, teve leve baixa de 0,07%.
As ações dos bancos ganharam novo fôlego após a renomada analista Meredith Whitney recomendar a compra dos papéis do Goldman Sachs, cujas ações subiram 5,34%; Bank of of America ganhou 9,34%; e JPMorgan Chase, 7,33%.
O mercado acionário brasileiro foi prejudicado pelo desempenho decepcionante do setor de siderurgia e mineração. No segmento, quem mais perdeu foi a ação preferencial da Usiminas, a terceira mais negociada do pregão, que terminou com recuo de 5,53%. Para Gerdau PN, a queda ficou em 1,78%, e CSN ON caiu 0,79%.
Durante a semana, vão ser divulgados os balanços de grandes instituições financeiras americanas, como Citigroup, Bank of America e JPMorgan Chase. O Goldman Sachs abre a safra hoje. Os resultados dos bancos poderão dar novo alento a seus papéis na Bolsa -ou estimular a devolução dos ganhos fortes registrados ontem.
"Há expectativas ruins em relação à temporada de divulgação de balanços, que se intensifica nesta semana. O foco são as instituições financeiras, que recentemente devolveram boa parte da ajuda governamental concedida desde o colapso do banco Lehman Brothers, mas cuja solidez ainda está em xeque", avalia Miriam Tavares, diretora da corretora AGK.
Na BM&FBovespa, entre os maiores bancos, quem teve melhor resultado foi o Bradesco, com valorização de 1,26%. As ações do BB e do Itaú Unibanco terminaram estáveis.
No mercado de câmbio, a cotação voltou a ficar abaixo dos R$ 2, atingidos na semana passada. Após depreciação de 1,10%, o dólar fechou a R$ 1,98.


Texto Anterior: Retomada: Geithner diz que países ricos crescerão no
fim do ano

Próximo Texto: Perfil: Analista ficou famosa em 2007 por prever
prejuízos no Citi

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.