São Paulo, terça-feira, 14 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresário chinês se suicida após recall

Ele era dono de fábrica que produziu 1 milhão de brinquedos recolhidos

Consumidores que compraram brinquedos da Mattel alvos de recall pedem indenização de US$ 5 mi na Justiça dos EUA

DA FOLHA ONLINE

O dono da fábrica chinesa Lee Der Industrial, suspeita de produzir quase 1 milhão de brinquedos com tinta tóxica para a americana Fisher-Price, suicidou-se no sábado, de acordo com um jornal local.
Zhang Shuhong foi encontrado morto em um depósito da fábrica, informou o "Southern Metropolis", citando um porta-voz da empresa.
A Lee Der Industrial fabricou recentemente os brinquedos retirados pela Fisher-Price (pertencente ao grupo Mattel) porque eram suspeitos de terem sido tingidos com uma pintura à base de chumbo, muito perigosa se ingerida.
O recall, de 967 mil unidades, envolvia 83 modelos de brinquedos para crianças em idade pré-escolar- como bonecos da série "Vila Sésamo".
Na semana passada, as autoridades chinesas suspenderam as exportações da Lee Der e de outra fábrica no país, cujos brinquedos também são suspeitos de ter excesso de chumbo na tinta utilizada na sua fabricação.
Segundo o "Southern Metropolis", que cita funcionários da Lee Der, Zhang foi particularmente afetado pelo escândalo porque o fornecedor da tinta era um dos seus "melhores amigos".
Uma porta-voz da Mattel disse que a empresa estava "entristecida" com a morte de Zhang e que era o único comentário que faria sobre o tema.
A empresa americana está sendo processada por violar leis de proteção ao consumidor, após realizar o recall de brinquedos fabricados na China. A ação judicial, apresentada na última sexta, pede uma indenização de mais de US$ 5 milhões e visa representar milhares de compradores de brinquedos.

Pasta de dente
A Gilchrist & Soames, fornecedora de hotéis de luxo, anunciou que está recolhendo pastas de dente fabricadas por uma empresa chinesa. Segundo ela, o produto tinha o solvente glicol dietileno.
A substância tóxica já foi encontrada em pastas de dente e xaropes fabricados na China e é suspeita de matar mais de cem pessoas em todo o mundo.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Vaivém das commodities
Próximo Texto: Comércio: EUA levam China à OMC por violação de propriedade intelectual
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.