|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
PROPAGANDA
Peça de Duda Mendonça apresentou imagem usada por concorrente
Comercial faz Coca ameaçar AmBev
ADRIANA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL
Um erro de produção criou
uma "saia justa" entre a Coca-Cola e a AmBev na última semana e
ainda pode parar na Justiça. No
centro do mal-entendido estão
cenas semelhantes presentes em
filmes publicitários de marcas
concorrentes das duas empresas.
O qüiproquó só foi resolvido na
sexta-feira, e a Coca ainda mantinha, até o final da tarde de ontem,
a ameaça de adotar medidas judiciais contra os responsáveis.
O problema está nas imagens
utilizadas pelo guaraná Zon, da
AmBev, em sua última propaganda veiculada durante a semana
passada. Há três cenas desse filme
que são "idênticas", diz a Coca,
àquelas que foram utilizadas pela
empresa na campanha do evento
de música Coca-Cola Vibezone,
que acontece em abril e maio.
No comando da campanha do
produto da AmBev está a agência
Duda Mendonça, do publicitário
de mesmo nome, que ainda atende as contas do guaraná Antarctica desde a semana passada. A
produtora do filme em questão é a
Zero Filmes. Do outro lado está a
agência McCann-Erickson, que
tem a conta de mídia da Coca e
que comandou, em 2003, a campanha do evento musical ao lado
da mesma Zero Filmes.
O que aconteceu foi que a produtora disponibilizou determinadas cenas para a agência, a serem
usadas na campanha do novo
guaraná Zon, mas que já haviam
sido utilizadas pela Coca no filme
do evento musical. Foram consideradas cópias as cenas em que
uma gota escorre por um corpo, o
momento em que uma pele se arrepia e outro em que um olho é filmado em primeiro plano. A duração de cada é de 1 segundo.
"Eu tenho a ingenuidade de
acreditar que isso aconteceu sem
má-fé. Mas é difícil acreditar que
os envolvidos não sabiam de nada", diz Cláudia Colaferro, diretora de marketing da Coca-Cola,
empresa com 38,7% do mercado.
O guaraná Antarctica tem 8,2%.
"Apoderaram-se de um bem
que era nosso. Isso não vai ficar
assim, não. Vamos levantar informações hoje [ontem] para verificar se o filme foi alterado e, dependendo, vamos ao Conar ou à
Justiça", afirma ela. O Conar é o
Conselho de Auto-Regulamentação Publicitária. A Justiça pode
ser acionada sob a acusação de infração aos direitos autorais.
Procurada, a agência Duda
Mendonça admitiu a falha e pediu
desculpas pelo fato. Mas acredita
que a importância dada ao fato
pela Coca é "desproporcional" ao
tamanho da falha. Já a produtora
não se manifestou sobre o caso.
Tanto a agência como a própria
AmBev aprovaram a campanha.
Texto Anterior: Retomada: Venda de papelão ondulado sobe 13,9% até agosto Próximo Texto: Panorâmica - Trabalho: Metalúrgicos da CUT param em São Paulo Índice
|