São Paulo, terça-feira, 14 de setembro de 2004

Texto Anterior | Índice

MS vai sacrificar gado suspeito de ser paraguaio

HUDSON CORRÊA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

A defesa sanitária de Mato Grosso do Sul vai abater amanhã 32 cabeças de gado apreendidas no fim de agosto em Bela Vista (310 km de Campo Grande), na fronteira com o Paraguai. Há suspeita de que os animais tenham sido contrabandeados do país vizinho, onde haveria focos de febre aftosa.
O gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Animal, Osvaldo Pereira Dias, disse haver contrabando de gado do Paraguai por Mato Grosso do Sul.
Devido ao risco de o gado contrair aftosa, é proibida a entrada de bovinos do Paraguai.
O gado apreendido em Bela Vista não tinha documentos para comprovar a origem.
Desde o fim de agosto, a defesa sanitária estadual e o Exército montaram cinco barreiras na fronteira do Brasil com o Paraguai para evitar a entrada de bovinos vindos do país.

Russos
O governo de Mato Grosso espera neste mês a vinda de uma missão russa que pode liberar a importação de carne mato-grossense.
Em junho, a Rússia suspendeu a compra de carne brasileira após o registro de um caso de febre aftosa no Pará. O embargo foi suspenso, mas continuou em Mato Grosso porque o Estado é vizinho ao Pará.


Texto Anterior: Pecuária: Valor das exportações de carnes cresce mais que o volume vendido
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.