São Paulo, segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Texto Anterior | Índice

China investiga dumping e amplia tensão com os EUA

DA REDAÇÃO

O governo chinês investiga possível dumping (exportação por preço inferior ao custo) dos Estados Unidos na venda de carros e frangos, dois dias depois de a administração Barack Obama impor tarifas sobre os pneus originários do país asiático.
Segundo o Ministério do Comércio chinês, a indústria local vem reclamando de que está sendo prejudicada por "práticas comerciais injustas". Além do dumping, Pequim disse que analisa se os produtos norte-americanos receberam subsídios.
A China é um dos principais importadores globais de aves, e a suspensão das compras com o seu principal fornecedor pode abrir espaço para as empresas brasileiras -o país é o maior exportador mundial de carne de frango.
Na sexta-feira, o governo americano anunciou que os pneus importados da China sofrerão tarifa de 35% (além dos atuais 4%). Os EUA alegaram que os produtos chineses prejudicam a indústria americana, eliminando milhares de postos de trabalho.
A decisão pode elevar a tensão na próxima reunião do G20, nos dias 24 e 25 deste mês, em que os EUA serão os anfitriões. Para Pequim, a atitude dos EUA contraria a posição assumida pelo grupo de rejeitar o protecionismo.
Outro ponto que pode criar discórdia é a prisão por Pequim de um ex-funcionário da Coca-Cola na China por corrupção e suborno.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Professora é influente nos EUA e Europa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.