São Paulo, terça-feira, 14 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foco

Responsável por US$ 700 bilhões, "czar do resgate" tem 35 anos

DE WASHINGTON

Desde a semana passada, quem cuida do cheque de US$ 700 bilhões que o Congresso dos EUA deu ao Tesouro é um "nerd" de 35 anos, que saiu da universidade há seis e tem um primeiro nome que, em híndi antigo, pode dizer tanto "azul" quanto o número 10 trilhões.
Neel Kashkari foi apontado pelo secretário do Tesouro como o responsável pelo time que, em última análise, decidirá e recomendará a Henry Paulson quais empresas devem ser salvas e quais devem naufragar. Nos corredores do prédio vizinho da Casa Branca, ele é chamado de "o czar do resgate".
Os dois se conheceram no Goldman Sachs, que Paulson comandou até 2006. Uma das primeiras pessoas que levou para sua equipe foi o filho de indianos da região da Caxemira, nascido em Ohio.
Kashkari começou sua carreira numa empresa que prestava serviços para a Nasa, a agência especial norte-americana. Com o cabelo rapado, o que o deixa com jeito de personagem do filme "A Múmia", ele pede que sua importância não seja exagerada e se autodefine como "republicano pró-livre mercado". Mercado que espera pelo dinheiro federal que ele agora comanda. (SD)


Texto Anterior: EUA iniciam compra de ações de bancos
Próximo Texto: Bolsa de NY sobe 11%, maior alta desde 33
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.