UOL


São Paulo, sexta-feira, 14 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DISPUTA

Estado banca financiamento

Bombardier terá mais US$ 462 mi de Québec

DA REUTERS

O governo do Québec, no Canadá, aprovou ontem, linhas de financiamento de 600 milhões de dólares canadenses (US$ 462 milhões) para potenciais compradores de jatos regionais da Bombardier. O pacote faz parte do plano para manter a fabricante competitiva no mercado de aviões civis.
"É um programa, que não tem como objetivo um acordo particular", afirmou Jean-Marc Dessurault, porta-voz da Investissement-Québec, agência estatal responsável pelos financiamentos.
Nos últimos anos, o Canadá e o Brasil entraram em diversas batalhas comerciais sobre concessões de recursos similares, que são ofertados como linhas de financiamento à exportação.
Os dois países entraram com reclamações formais na OMC (Organização Mundial do Comércio) sobre essas linhas, que com juros baixos e garantias de empréstimos acabam reduzindo o valor dos aviões para os clientes.
A Bombardier é a terceira maior fabricante mundial de aviões civis, à frente da Embraer e atrás da Boeing e da Airbus. A brasileira conta com apoio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para financiar parte das vendas.
Desde 1996, o apoio estatal de Québec à Bombardier totaliza 1,6 bilhão de dólares canadenses, segundo o governo.


Texto Anterior: Carros: Montadoras prevêem reajuste de 6%
Próximo Texto: Investimento: Furlan critica "falta de ousadia" do governo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.