São Paulo, sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Após virada nos EUA, Bovespa reage e tem avanço de 4,7%

DA REPORTAGEM LOCAL

No começo da tarde, os pregões indicavam que os investidores teriam de encarar mais um dia de perdas. Porém, uma virada do mercado americano mudou o rumo da Bovespa, que passou a se recuperar e se manteve em forte ritmo até o final do dia, para encerrar com ganhos de 4,71%, aos 35.993 pontos. As ações dos bancos e da Petrobras foram fundamentais para o resultado positivo da Bolsa de Valores de São Paulo.
Mas a alta de ontem não foi suficiente para recuperar o recuo do pregão anterior, quando a Bolsa caiu 7,75%. No mês, o Ibovespa tem baixa de 3,39%; no ano, a queda está em 43,66%.
No pregão marcado por fortes oscilações, a Bovespa recuou 2,12% na mínima, e subiu 5,44% na máxima.
Em Nova York, o índice Dow Jones encerrou com valorização de 6,67%. O principal índice de ações do mercado norte-americano chegou a recuar mais de 3% em seu mais fraco momento, derrubado por notícias corporativas desanimadoras, como a previsão de resultado menor do Wal-Mart. A Nasdaq subiu 6,5%.
Na Europa, apesar da retração da economia da Alemanha no terceiro trimestre, os mercados não foram tão mal: a Bolsa de Frankfurt subiu 0,62%, e a de Londres recuou 0,31%.
Com as ações bastante depreciadas, a Bovespa não encontrou obstáculos para se recuperar com rapidez, após o mercado dos Estados Unidos passar a subir.
A leve recuperação do petróleo no mercado internacional ajudou a Petrobras a recuperar uma parcela de suas perdas recordes de quarta-feira. A ação preferencial da Petrobras, que desabou 13,75% anteontem, fechou o pregão com alta de 2,32%. A ON subiu 2,76%.
No final do pregão, as ações do setor bancário apareciam como destaque. Ontem o Banco do Brasil divulgou seus resultados do terceiro trimestre, que foram bem recebidos pelo mercado. As ações ordinárias da instituição subiram 6,89%. A Nossa Caixa, que, espera-se, seja vendida em breve para o BB, viu suas ações subirem 5,16%.
Quem subiu mais que os bancos públicos foram Itaú e Unibanco, que detalharam ontem o seu processo de fusão. Para as ações UNT do Unibanco, a valorização foi de 10,93%; Itaú PN subiu 9,18%.
No setor siderúrgico e de mineração, que também tem considerável influência no Ibovespa, os resultados foram menos intensos que os dos bancos, mas também positivos. A ação ON da CSN subiu 4,59%; Gerdau PN ganhou 2,87%; e Vale PNA 1,59%. (FABRICIO VIEIRA)


Texto Anterior: Mesmo com notícias ruins, NY tem 4ª maior alta
Próximo Texto: Com recuo nas exportações, Alemanha entra em recessão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.