São Paulo, sábado, 14 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carro trazido ilegalmente está na mira

DA REPORTAGEM LOCAL

Além de mirar os donos de obras de alto padrão, a Receita Federal está de olho em proprietários de carros importados que não recolheram impostos ao trazer esses veículos ao país. Desde janeiro, por meio de um programa desenvolvido pelo fisco, já foram recolhidos 16 veículos. Outros 80, que circulam na região metropolitana de São Paulo, poderão ser apreendidos.
José Guilherme Antunes de Vasconcelos, superintendente da Receita em São Paulo, diz que os carros apreendidos vêm principalmente do Paraguai e custam cerca de R$ 200 mil. As principais marcas são Mercedes-Benz, Toyota, Volvo e Porsche.
"A maior parte das apreensões está sendo feita por meio de abordagem em residências ou nas ruas. Já houve caso de o contribuinte ser abordado em Santos e ter de voltar de ônibus para São Paulo."
Ele diz que, para o fisco, "não interessa" como o carro chegou ao Paraguai. "O que interessa é o recolhimento dos impostos quando o veículo entra no Brasil." Se o dono não paga Imposto de Importação, IPVA [para o Estado] e não faz o licenciamento, o carro é apreendido e pode ir a leilão. (FF e CR)


Texto Anterior: Receita aperta fiscalização de construtoras
Próximo Texto: Crise afeta mercado de carbono
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.