São Paulo, quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PROJEÇÃO

Brasil cresce menos que países emergentes até 2008, diz Bird

DA REDAÇÃO

O crescimento do Brasil ficará mais uma vez abaixo da média dos países em desenvolvimento, de acordo com relatório do Banco Mundial.
O órgão prevê que o Brasil feche o ano de 2006 com expansão de 3,5% no PIB -a previsão do Ipea, órgão ligado ao Ministério do Planejamento, é de crescimento de 2,8% neste ano. Já os países em desenvolvimento crescerão, na média, 7% em 2006.
O Banco Mundial projeta que o Brasil crescerá 3,4% em 2007 e 3,8% no ano seguinte, o que coloca o Brasil atrás dos países em desenvolvimento também nesses anos. Para o ano que vem e 2008, a previsão do órgão para os países em desenvolvimento é de expansão de 6,4% e 6,1%, respectivamente.
De acordo com o documento, os fatores que limitam o crescimento do Brasil são as altas taxas de juros e o real valorizado. O relatório, intitulado "Perspectiva Econômica Global 2007", diz que os países desenvolvidos crescerão em média 3,1% neste ano.
Já em 2007, a expansão recuará para 2,4% e ficará em 2,8% no ano seguinte.
O Banco Mundial diz no texto que a globalização vai acelerar a alta da renda per capita no mundo nos próximos 25 anos e que os países em desenvolvimento vão desempenhar papel central nesta expansão.


Texto Anterior: PIB: Com ajuste, Fiesp projeta crescimento de 4,5% em 2007
Próximo Texto: Paulo Nogueira Batista Jr.: Síndrome de Estocolmo?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.