São Paulo, domingo, 14 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Asiáticos terão plano conjunto contra a crise

DA FOLHA ONLINE

Os primeiros-ministros do Japão, Taro Aso, e da China, Wen Jiabao, e o presidente da Coréia do Sul, Lee Myung-bak, decidiram trabalhar em conjunto contra a crise econômica global e reforçar os seus laços, apesar de disputas territoriais.
Os três acertaram a criação de um fundo regional de combate à crise e disseram que não serão criadas barreiras comerciais nos próximos 12 meses, além de se comprometerem a injetar mais capital no Banco de Desenvolvimento da Ásia. O fundo deverá contar com US$ 80 bilhões até junho de 2009.
A Coréia do Sul está entre os países que mais sofreram com a crise. Na sexta, o banco central do país informou que a economia deve crescer apenas 2% em 2009 -o pior resultado desde 1998. Para a China, a estimativa de crescimento para 2009 é de 7,5%, contra os 11,9% do ano passado, segundo o Banco Mundial. O Japão já entrou oficialmente em recessão neste ano, com dois trimestres seguidos de retração do PIB.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Peugeot e Fiat podem acertar união, diz jornal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.