São Paulo, quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vendas do varejo americano recuam pelo sexto mês seguido

DA REDAÇÃO

As vendas do varejo nos Estados Unidos voltaram a recuar em dezembro de 2008, naquele que foi um dos piores finais de ano da história do setor, mostrando que o consumidor americano, com o aumento do desemprego e a queda nas Bolsas de Valores, está restringindo os seus gastos cada vez mais.
Em dezembro, as vendas do setor varejista caíram 2,7% na comparação com novembro, marcado o sexto mês consecutivo de queda -a maior sequência negativa desde que o levantamento começou a ser feito no formato atual, em 1992. No penúltimo mês de 2008, elas já tinham recuado 2,1%, mostrando a gravidade que vive o setor, já que as vendas de novembro e dezembro chegam a representar até 40% do total do ano.
Segundo a Federação Nacional de Varejo, as vendas de fim de ano caíram 2,8%, para US$ 447,5 bilhões, a primeira queda para essa época desde o início da pesquisa, em 1995.
A queda nas vendas do comércio também foi destacadas no livro bege (a compilação de dados sobre a economia americana elaborada pelo Fed, o BC dos Estados Unidos). O documento disse ainda que a atividade econômica continuou a se enfraquecer no fim do ano por quase todo o país.


Texto Anterior: Foco: Acusado de fraude simula morte em acidente aéreo e tenta suicídio após fracasso
Próximo Texto: Economia alemã encolheu até 2% no quarto trimestre de 2008
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.