São Paulo, domingo, 15 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Índice

saiba mais

Veja como evitar fraudes ao abastecer

DA REPORTAGEM LOCAL

As providências ideais para abastecer o carro sem usar combustível adulterado dão algum trabalho. Incluem verificar se o posto teve a inscrição estadual cassada pela Sefaz (Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo), se está na lista de empresas com queixa no Procon e se tem registro na ANP (Agência Nacional do Petróleo).
Por isso, Paulo Arthur Goes, diretor de fiscalização do Procon SP, dá dicas mais práticas. Ele recomenda que o consumidor abasteça o veículo sempre no mesmo posto, guarde os comprovantes de pagamento e desconfie de estabelecimentos com preço muito abaixo da média.
Postos com bandeira só podem vender combustíveis fornecidos pelo distribuidor detentor da marca comercial exibida. Se for bandeira branca (sem marca comercial), cada bomba deverá identificar o fornecedor do respectivo combustível.
É obrigatório que o estabelecimento informe os preços dos combustíveis de modo a permitir fácil visualização a distância, de dia ou à noite.
Se o consumidor quiser denunciar algum posto, pode procurar o Procon, a Sefaz e a ANP. (FF)


Texto Anterior: Fiscais lacram estabelecimento pela segunda vez
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.