São Paulo, terça-feira, 15 de abril de 2008

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Volkswagen fará recall de Fox em 60 dias

Montadora fechou acordo com órgãos de defesa do consumidor para adequar sistema que movimenta o banco traseiro

Foram vendidos 477 mil veículos da família Fox no país desde 2003; previsão é que entre 300 mil e 400 mil tenham de ser adequados

JULIANNA SOFIA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Volkswagen fechou ontem um acordo com os órgãos de defesa do consumidor assumindo o compromisso de realizar, no prazo de 60 dias, um recall dos veículos da linha Fox (SpaceFox, CrossFox e Fox) para adequar o sistema de movimentação do banco traseiro. Em 48 horas, a montadora lançará uma campanha publicitária para anunciar o recall.
No acordo, a VW também se comprometeu, voluntariamente, a recolher R$ 3 milhões para o Fundo Federal de Defesa dos Direitos Difusos. O valor é o mesmo da multa máxima prevista no Código de Defesa do Consumidor para casos de descumprimento da legislação.
Segundo a VW, 477 mil veículos da família Fox foram vendidos no Brasil desde 2003. Nem todos os carros, no entanto, precisarão passar pelas adequações. Os veículos cujos bancos traseiros sejam bipartidos não apresentam problemas para movimentação e, portanto, não estão incluídos no recall. Estima-se que entre 300 mil e 400 mil veículos tenham de ser adequados.
Na negociação com a montadora, foi decidido que no período de 30 dias -prorrogáveis por mais 30 dias- a empresa fará os testes e avaliações necessários para garantir que a "solução técnica" adotada seja, de fato, segura e não traga novos problemas aos veículos.
Em reunião ontem no Ministério da Justiça, representantes da montadora afirmaram que tal "solução técnica" para o banco traseiro incluirá a fixação de novas peças nos carros para proteger, vedar e cobrir o atual sistema de rebatimento de bancos. Pelo acordo, a adequação precisará passar pela certificação de instituto oficial.

Acidentes
O acordo foi fechado com o DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), do Ministério da Justiça, Ministério Público Federal, além dos ministério públicos estaduais da Bahia, de Santa Catarina e de São Paulo e Procons estaduais. O promotor Ruimar de Lima afirmou que a assinatura do termo suspende os procedimentos administrativos que foram instaurados desde 2007 contra a VW.
Por meio de nota, a montadora confirmou o acordo e informou que, até o início do recall, manterá os seguintes canais de informação com os clientes: o site www.vw.com.br/banco dofox e o telefone 0800-019-8866, que vai funcionar das 8h às 22h durante a semana e das 8h às 14 aos sábados. Apesar do acordo, a empresa não reconheceu a existência do defeito.
"Mas as ações individuais movidas contra a empresa não são prejudicadas. A empresa continua suas tratativas com esses consumidores ou as ações continuam na Justiça", declarou Lima. Segundo ele, mais de uma dezena de casos sobre acidentes envolvendo o atual sistema de rebatimento chegaram ao conhecimento dos órgãos de defesa do consumidor desde o ano passado.
Os acidentes ocorreram porque os consumidores, ao movimentar o banco traseiro para ampliação do porta-malas, prendiam o dedo em um anel do sistema e, em alguns casos, sofreram mutilações.
Essa foi a segunda reunião realizada entre a montadora e os órgãos de defesa do consumidor. Na primeira, não houve consenso. A montadora propunha-se apenas a vedar o anel, além de melhorar as instruções presentes no manual do veículo para operação do sistema. As autoridades de defesa não aceitaram a proposta.
O diretor jurídico da VW, Eduardo Barros, disse ontem que a montadora está "satisfeita" em ter chegado a um consenso com os órgão de defesa do consumidor.


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