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MERCADO ABERTO
Preço de eletroeletrônicos terá reajuste
A indústria eletroeletrônica irá
promover uma nova rodada
de reajuste de preços em
produtos finais para compensar os aumentos dos insumos. Os reajustes deverão variar
de acordo com o peso dos insumos e componentes na fabricação do produto. Nos fogões, a estimativa é a de um aumento em
torno de 2%. No caso das lavadoras automáticas, entre 3% e 5%,
e, nos refrigeradores, entre 5% e
6%, devido à elevação no preço
dos motores e compressores.
A informação é de Paulo Saab,
presidente da Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de
Produtos Eletroeletrônicos). Segundo ele, os preços dos insumos
voltaram a pressionar os custos
da indústria eletroeletrônica.
De acordo com levantamento
da Eletros com empresas do setor, as siderúrgicas, por exemplo,
aumentaram os preços do aço
em maio em 6%. A pesquisa
mostra também que os preços do
cobre e do alumínio também estão sendo reajustados acima dos
índices de inflação.
"A trégua nos aumentos de insumos parece ter cessado, como
mostram os pedidos de reajuste
de vários setores que são fornecedores da indústria eletroeletrônica", diz Saab. Para ele, o impacto
desses aumentos é sentido também nos preços dos compressores das geladeiras e motores das
lavadoras automáticas.
Segundo ele, os preços dos insumos aumentam por diversas
questões relacionadas ao mercado externo. No caso do aço, o aumento foi decorrente da decisão
de grandes fornecedores nacionais de reajustar o preço do minério de ferro (matéria-prima do
aço) para clientes internacionais.
As cotações do cobre e do alumínio, por sua vez, estão acompanhando a alta do mercado internacional, enquanto plásticos e
resinas só não subiram ainda
porque a desvalorização do dólar
está compensando o efeito da alta do petróleo.
Saab afirma que a indústria não
tem como absorver os aumentos
de custos. Os preços dos eletroeletrônicos não vêm acompanhando a variação da inflação
medida pela Fipe. De janeiro a
abril, o preço dos eletrônicos caiu
2,60%, enquanto o IPC da Fipe
subiu, no mesmo período,
0,62%. Em 2005, os eletroeletrônicos caíram 4,9%, enquanto o
IPC teve alta de 4,53%.
CHEIRO DE ESPORTE
Um negócio que envolve boxe, moda e perfumaria é a nova investida da grife de produtos esportivos Everlast e da
Passion Perfumes, que se preparam para lançar três diferentes fragrâncias no Brasil.
No país desde 2003, a marca
pretende atingir principalmente homens das classes A e
B com a nova linha. "A nossa
estratégia é trabalhar os perfumes alinhados ao posicionamento da marca. O público é o
que gosta da Everlast", diz Ana
Paula Toledo, gerente-geral da
Passion, empresa do grupo
Rothenberg, que detém marcas como Azzaro e Calvin
Klein. "Vamos vender em perfumarias e em lojas multimarcas. Temos 400 pontos-de-venda e queremos chegar a
600", diz Luiz Maurício Prado,
diretor da Everlast no Brasil.
Inspirada no boxe, a marca,
que nasceu em 1910, ficou famosa principalmente por vestir o pugilista Muhammad Ali.
RENOVAÇÃO
Grupo pró-exportação do setor gráfico, o Graph acaba de renovar contrato de promoção comercial com a Apex. O grupo,
constituído no âmbito da Abigraf (associação do setor) e que
atua desde o segundo semestre
de 2003, totaliza no período mais
de R$ 410 milhões de negócios
realizados para 12 países das
Américas e Caribe. Na nova etapa, o programa envolverá recursos acima de R$ 2 milhões.
ENCONTRO
Pesos pesados da indústria se
reunirão nos próximos dias 25 e
26 em seminário promovido pela Fiesp, intitulado "Reformar
para Crescer", em São Paulo.
TERCEIRIZAÇÃO
Pela primeira vez em seus 75
anos no país, a Roche irá disponibilizar parte de uma fábrica
para produzir para terceiros, a
fim de reduzir custos fixos. Após
investir US$ 70 milhões, a farmacêutica elevou a capacidade produtiva da fábrica em Jacarepaguá, no Rio, adquiriu equipamentos e melhorou a qualificação da mão-de-obra. As mudanças otimizaram a produção e levaram a planta a ficar com cerca de 40% de capacidade ociosa.
DIA DE PARREIRA
Hoje é dia de Carlos Alberto
Parreira. Além de anunciar a
convocação da seleção brasileira
para a Copa da Alemanha, o técnico será estrela de comercial de
TV de 30 segundos da Golden
Cross, que entra no ar hoje. No
filme, gravado no Maracanã, o
treinador fala das pressões geradas por 180 milhões de torcedores. A campanha é composta ainda por peças impressas veiculadas em jornais e revistas.
INEXPLORADO
Pesquisa da agência de marketing universitário Namosca com
400 estudantes de SP mostra que
só 20% possuem conta universitária, contra 27% que não têm
nenhum tipo de conta. A maioria (35%) possui conta comum, e
15%, conta-poupança, abertas
para o recebimento de salário
(45%) ou por interferência dos
pais (24%). A pesquisa revelou
ainda que os pais têm grande influência na escolha do banco.
INADIMPLÊNCIA
Até maio, 6,6% dos moradores
atrasaram o pagamento do condomínio por mais de 30 dias na
Grande São Paulo, segundo levantamento da administradora
de imóveis Lello. O mês de maior
inadimplência foi março, com
um índice médio de 7,7%.
OCUPAÇÃO MAIOR
A complexo hoteleiro da Costa
do Sauípe, na Bahia, encerrou o
primeiro trimestre com taxa média de ocupação de 70%, recorde
no período. Já o resultado operacional foi 64% superior ante os
mesmos meses de 2005.
ELITE EDUCACIONAL
A Fundação Dom Cabral é a
única brasileira presente no ranking das 60 melhores escolas de
educação executiva do mundo,
que será divulgado hoje pelo "Financial Times". A fundação ganhou três posições em relação à
lista do ano passado e ficou em
19º lugar. O levantamento (à direita) do jornal britânico considera, por exemplo, questionários respondidos pelas próprias
escolas e por estudantes das
mesmas. A lista tem predomínio
de instituições americanas (seis
entre as "top 10"), e a liderança
ficou com a Universidade Duke
-Fuqua, seguida da suíça IMD.
COMÉRCIO NA PAUTA
Os rumos do comércio internacional, a inserção do Brasil
nesse cenário e o papel da OMC
serão alguns dos temas debatidos em seminário promovido
pelo IDCID (Instituto do Direito
e do Comércio Internacional e
Desenvolvimento) nos dias 22 e
23 deste mês, em São Paulo. Participam do evento nomes como
os do ministro Luiz Fernando
Furlan (Desenvolvimento) e do
embaixador Sérgio Amaral.
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