São Paulo, terça-feira, 15 de maio de 2007

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Mercado Aberto

guilherme.barros@uol.com.br

Expansão do PIB pode "mascarar" necessidade de reformas, diz Ibre

A próxima Carta do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), da Fundação Getúlio Vargas, que será divulgada nesta semana, analisa as perspectivas de crescimento do país, à luz da nova metodologia de cálculo do PIB adotada pelo IBGE.
A carta alerta para o fato de que o provável crescimento do PIB pode levar à falsa percepção de que a economia anda bem e mascara a necessidade premente de reformas.
"Não há nenhuma indicação de que o PIB brasileiro possa crescer de forma sustentável em um ritmo próximo à média dos países emergentes", afirma Luiz Schymura, coordenador do Ibre.
"Na verdade, há o risco de o país acomodar-se na sensação de que o problema do crescimento está resolvido, ou pelo menos bem encaminhado."
Segundo ele, os grupos que sairão perdendo com a reforma da Previdência ou com a modernização da legislação trabalhista, por exemplo, podem ganhar força com o incremento da economia. Em outras palavras, o crescimento sustentável só estará garantido se forem gastos esforços nas reformas estruturais.
"Só isso preservará o bom momento se houver uma reviravolta na maré altamente positiva da economia nacional."
O Ibre também reviu as apostas para o desempenho da economia neste ano. "Como os números estão melhores, revimos e aumentamos nossas expectativas de crescimento do PIB", afirma Schymura.
Isso porque esses números fazem parte da base de cálculo do crescimento potencial da economia. Se até então o incremento médio anual do PIB tinha sido de 2,3% entre os anos de 1985 e 2006, com o novo cálculo passou a ser de 2,9% ao ano. Em um período mais recente, de 2003 a 2006, a taxa média subiu para 3,4% anuais. Com isso, as contas do Ibre tiveram de mudar.
O aumento médio do PIB esperado pela instituição para os próximos dois anos passou de 3% a 3,5% ao ano, para 3,5% a 4%. "É bom, mas ainda é o mundo que está numa maré favorável", diz Schymura. "Não fomos nós que fizemos a lição de casa."

João Carlos Saad, da Band, será personalidade do ano

O empresário João Carlos Saad, presidente do grupo Bandeirantes de Comunicação, receberá amanhã, às 19h30, no auditório do Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, o prêmio Personalidade da Comunicação.
A homenagem faz parte do 10º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa. O prêmio a Saad é uma homenagem ao próprio grupo Bandeirantes, que completou 70 anos no dia seis de maio, além de comemorar 40 anos da inauguração da TV Bandeirantes.
A Mega Brasil Comunicação, organizadora do evento, apontou como aspectos relevantes à escolha de Saad como homenageado, além da continuidade à obra do pai, João Jorge Saad, a expansão dos negócios que o grupo teve, particularmente no campo do jornalismo e da comunicação, com a criação da TV Bandnews, da Rede 21, da Bandsports, da Rede Bandnews FM e, mais recentemente, do lançamento do jornal gratuito "Publimetro".
A iniciativa tem o apoio do grupo Telefônica. O prêmio deve ser entregue pelo governador de São Paulo, José Serra. O publisher da Folha, Octavio Frias de Oliveira, morto em 29 de abril último, foi o homenageado com o prêmio Personalidade de Comunicação no ano passado.

ON THE ROCKS
A Diageo, líder mundial em bebidas alcoólicas premium, promoverá seu primeiro Scotch Whisky Festival no mundo. As ações preparadas pela empresa incluem intervenções de uma banda de gaita de fole nas ruas de São Paulo, viagens à Escócia para consumidores e apresentações dos DJs escoceses Mash e Octogen nas casas Royal, Museum, Glória e Lótus. O festival vai até 30 de junho. O objetivo, segundo Jessia Lobo, embaixadora de Johnnie Walker Blue Label, Gold Label e Green Label, é incentivar o consumo de "scotch whisky" que já vem crescendo. A marca também acaba de anunciar o investimento de US$ 116 milhões na produção e armazenamento de whisky na Escócia.

PANAMÁ
O presidente do Panamá, Martín Torrijos Espino, estará na Fiesp, no próximo dia 24. Espino participará de discussões com empresários brasileiros sobre oportunidades de negócios e investimentos no Panamá.

CENÁRIOS
Walfrido dos Mares Guia (Relações Institucionais) participa do encerramento do seminário Perspectivas da Economia Brasileira, organizado pela Tendências. O evento será no dia 31, no Renaissance São Paulo Hotel.

HOMENAGEM
O jornalista Engel Paschoal, autor do livro "A Trajetória de Octavio Frias de Oliveira" (Ed. Mega Brasil, 332 páginas), dará uma tarde de autógrafos amanhã, em São Paulo, durante o 10º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa. A obra traça um perfil do empresário e publisher da Folha, relatando sua atuação nos setores financeiro, agropecuário e imobiliário e na construção da Folha moderna. O evento ocorrerá no estande da Maxpress.

RECORDE
A demanda de energia elétrica para o Estado de São Paulo atingiu o valor recorde de 20.434 MW em abril. A marca representa metade da demanda da região Sudeste. Os motivos foram a elevada carga de refrigeração e a retomada da indústria.

GUERRA DAS LOIRAS
A Brahma teve o melhor desempenho de participação de mercado em abril, segundo a A/C Nielsen. Na leitura nacional, subiu de 18,8% para 19,3%, na Grande São Paulo, foi de 32,8% para 33,6%. Recuaram a Kaiser, de 4,9% para 4,7%, e a Schincariol, de 11,4% para 11,2%. A Sol permaneceu nos 0,7%.

TELEFONIA
Riccardo Ruggiero, administrador delegado da Telecom Italia, chegou ao Brasil no fim de semana, acompanhado de executivos italianos da operadora. Vai ficar dois dias para reuniões com a direção da TIM. Verá os resultados do quadrimestre e lançamentos baseados na convergência. Também veio tranqüilizar a equipe e reafirmar que nunca foi discutida com a Telefonica fusão entre Vivo e TIM Brasil.

O APRENDIZ
Terminam nesta sexta, dia 18, as inscrições para o programa de estágio da Tivit, empresa do grupo Votorantim. São 50 vagas para estudantes. As inscrições devem ser feitas no site www.tivit.com.br/trabalheconosco.

NO PÉ
Apesar do câmbio, nem todas as empresas calçadistas têm muito a reclamar. A Azaléia teve seu melhor trimestre dos últimos dez anos, com lucro líquido de R$ 79,4 milhões. O número significa uma alta de 735,8% em relação ao ano passado. "O esforço de controle de despesas, o reposicionamento de exportação e retomada no mercado interno nos últimos cinco anos se refletem agora", diz o diretor comercial da marca, Paulo Santana. A receita bruta somou R$ 253,9 milhões no primeiro trimestre de 2007, um crescimento de 13,3% em relação a 2006. No mercado interno, houve crescimento da receita bruta em 24,8%, chegando a R$ 230,3 milhões. Entre as razões para este resultado estão o lançamento de novas grifes, como a A/Z e a OLK. O patrocínio ao Pan, com a Olympikus, também gerou forte impulso às vendas. Já as vendas externas caíram.


com ISABELLE MOREIRA e JOANA CUNHA

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