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Daimler vende Chrysler por US$ 7,4 bi para fundo
Montadora americana havia sido adquirida pela rival alemã por US$ 36 bi em 1998
Pela primeira vez, uma das três grandes do setor (Ford, GM e DaimlerChrysler) nos EUA não será comandada por um grupo industrial
DA REDAÇÃO
Nove anos após a sua aquisição, a DaimlerChrysler anunciou que, por US$ 7,4 bilhões,
vai vender 80,1% da participação na Chrysler para o fundo
americano Cerberus. A montadora comprou a rival dos EUA
por US$ 36 bilhões em 1998.
Com o negócio, pela primeira
vez uma das três grandes montadoras americanas (além da
Chrysler, a Ford e a GM) não
será comandada por um grupo
industrial. O sindicato dos funcionários do setor automotivo
dos Estados Unidos já afirmou
que aprova a venda.
Pelo acordo, a Cerberus investirá US$ 5 bilhões na nova
Chrysler e US$ 1,05 bilhão no
braço financeiro da montadora.
A Daimler receberá US$ 1,35
bilhão, mas gastará outros US$
2 bilhões na companhia (a
maior parte no seu programa
de reestruturação), o que significa que teve que gastar US$
650 milhões com a venda.
Porém, ela, que ficará com
19,9% das ações, não terá mais
ligação com os planos de aposentadoria e de saúde dos funcionários da Chrysler, um negócio de US$ 20 bilhões.
A Cerberus é presidida pelo
ex-secretário do Tesouro dos
EUA John Snow (2003-2006) e
tem investimentos em setores
como aviação, telecomunicações e material de construção.
No ano passado, ela adquiriu,
por US$ 14 bilhões, 51% do
GMAC, o braço financeiro da
GM. Ela também é dona da
companhia aérea Air Canada.
A aquisição da Chrysler reafirma a onda crescente de investimentos pelos fundos de
private equity (de capital privado). Somente um desses fundos, o KKR, já movimentou
US$ 120 bilhões nos quatro primeiros meses deste ano (mais
do que a soma do que gastou
nos últimos dois anos). Entre
seus negócios, está a compra
em fevereiro da TXU, a maior
central de geração de energia
elétrica do Texas, por US$ 45
bilhões, numa das maiores
compras feitas por fundos.
Em 1998, o negócio entre
Daimler e Chrysler foi considerado o futuro do setor automobilístico, mas a montadora não
conseguiu atingir uma seqüência de bons resultados, oscilando entre anos de lucro e de prejuízo. No ano passado, ela perdeu US$ 1,5 bilhão e a terceira
colocação nas vendas no mercado dos EUA para a Toyota. A
Daimler demitiu 40 mil funcionários desde a transação.
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